Sensibilização do consumidor

Tag

[GRI 417/103-1] Como podem ser criados incentivos para um consumo mais sustentável? Esta pergunta preocupa governos e organizações em todo o mundo. Na sua Agenda 2030, as Nações Unidas (United Nations – UN) dedicam um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (SDG 12) à promoção de padrões de consumo mais sustentáveis. Enquanto empresa de discount líder no mercado, fornecemos aos nossos clientes produtos de necessidade diária. Por isso, o tema coloca-nos grandes desafios. Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável, e oferecer compras acessíveis e responsáveis a um grande número de consumidores.

A nossa abordagem

[GRI 417/103-2] Utilizamos vários instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ambientais dos nossos produtos. O folheto ALDI Atual e os nossos meios de comunicação, por vezes, centram-se nos nossos produtos certificados sustentáveis. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma identificação apropriada nas prateleiras ou com cartazes. Além disso, uma clara identificação no produto traduz-se em transparência: para o efeito, tanto utilizamos selos de sustentabilidade reconhecidos como marcas próprias. Através de campanhas e projetos específicos, aumentamos a consciência para os desafios em termos de sustentabilidade: na Holanda, por exemplo, estamos empenhados em sensibilizar alunos para o tema dos resíduos de plástico. Também os colaboradores do ALDI Nord são informados sobre aspetos de sustentabilidade dos nossos produtos, as nossas iniciativas e projetos.

Como segunda componente, oferecemos aos nossos clientes um sortido de produtos para um estilo de vida saudável e sustentável: uma oferta alargada de frutas e legumes, produtos alternativos mais saudáveis (p. ex. com menos açúcar), produtos para regimes de alimentação especial e produtos com matérias-primas certificadas e provenientes de uma produção controlada.

Organização & Diretrizes

[GRI 417/103-2] A promoção de um consumo sustentável está enraizada na nossa Política de Corporate Responsibility (CR) e no nosso Programa CR. Os responsáveis pela área CR impulsionam as nossas atividade de forma determinante. Para o efeito, os Departamentos de Comunicação, Marketing, Vendas, Compras, Qualidade e CR trabalham em estreita colaboração.

Progressos & Medidas 2017

[GRI 417/103-2]

A sustentabilidade em foco

Em 2017, no nosso folheto ALDI Atual, informámos os nossos clientes no âmbito de várias ações e cooperações sobre produtos sustentáveis certificados no nosso sortido. No mesmo ano, os produtos de pescado sustentáveis estiveram no foco de muitos países: a ALDI Polónia participou na campanha de aniversário 2017 do Marine Stewardship Council (MSC); a ALDI Bélgica, França e Holanda participaram na “Semana de Pescado Responsável 2017”.

Na ALDI Holanda, realizámos durante seis semanas uma campanha de sustentabilidade ”Compras Responsáveis” (Duurzaamheidscampagne “Verantwoord boodschappen doen“). Produtos responsáveis foram publicitados não só no folheto ALDI Atual, mas também através de cartazes, nas prateleiras e na rádio. Desde 2017, a ALDI Portugal informa colaboradores e clientes sobre temas de sustentabilidade através de um Conceito de Comunicação CR: no folheto ALDI Atual português, em flyers informativos, na newsletter interna ou no âmbito de um cartaz de formação para colaboradores das lojas. A ALDI França aposta no folheto ALDI Atual e informa colaboradores e clientes na caixa de informação “ALDI s’engage pour vous“ (”O ALDI está empenhado por si“).

Nas nossas lojas modernizadas, informamos sobre o nosso empenho ambiental: através de painéis digitais, chamamos a atenção para as nossas instalações fotovoltaicas nos telhados. Através de cartazes, informamos sobre o reencaminhamento das embalagens para reciclagem, bem como os nossos novos sacos reutilizáveis. Em alguns países, também informamos nos carrinhos de compras, nas arcas dos congelados ou nos separadores das compras nas caixas registadoras sobre as zonas da loja onde a sustentabilidade assume um papel significativo. Através de ideias inovadoras “Do it Yourself“ no folheto ALDI Atual ou na internet, os clientes espanhóis são motivados para reciclar.

Estilo de vida saudável: campanhas e oferta de frescos

No âmbito do nosso empenho social gerimos projetos de promoção de um estilo de vida saudável: na Holanda, trabalhamos com a Fundação JOGG (Jongeren Op Gezond Gewicht – “Crianças e jovens com um peso saudável”) para sensibilizar crianças e jovens para uma alimentação saudável. O projeto “Ação móvel para alimentação e exercício físico“ do Fundo Alemão para a Infância (Deutsches Kinderhilfswerk), apoiado pela Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH), tem como objetivo promover o exercício físico e a alimentação saudável das crianças.

Aumentamos a nossa oferta de artigos frescos nas lojas. O conceito “Frescura” representa, entre outros, o nosso sortido de frutas e legumes, uma categoria de artigos extremamente importante, com cerca de 100 produtos diferentes ao nível de todo o grupo empresarial. Em 2017, introduzimos na Alemanha e na Holanda semanas de frescura adicionais. Em outubro/novembro de 2017, uma campanha publicitária própria disponível em todos os canais em Espanha teve como objetivo valorizar o consumo de frutas e legumes (”Sí nos importan“ – ”Sim, eles são importantes”).

No âmbito do nosso novo ALDI Nord Instore Concept (ANIKo), receitas com ingredientes frescos podem ser encontradas nas nossas lojas. Em Espanha, os clientes podem assistir a sessões de showcooking com cozinheiros profissionais, no âmbito de novas aberturas de lojas. Aspetos como uma alimentação equilibrada, saúde e sustentabilidade são destacados. Em Portugal, desde 2013, as receitas para o folheto ALDI Atual são desenvolvidas por uma nutricionista.

Objetivos & Status quo

O objetivo CR do ALDI Nord Alemanha quanto ao consumo sustentável foi complementado, para o período de referência do relatório, por um objetivo nacional adicional.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Empenho Social & Promoção do diálogo

Objetivo Status atual
Data do objetivo
Valor do objetivo
Relevância do objetivo
Desenvolvimento de projetos-piloto para o consumo sustentável   2018 Projeto Alemanha
Promoção da consciencialização para a saúde entre colaboradores e clientes novo contínua Continuação e ampliação Holanda

Objetivo cumprido   Processo contínuo

Indicadores

ver também indicadores “Um sortido mais sustentável

Número de artigos de frutas e legumes

Número médio de artigos de frutas e legumes no sortido

  2015 2016 2017
Bélgica/ Luxemburgo1 66 84 95
Dinamarca 90 90 107
Alemanha 74 85 97
França 65 70 75
Holanda 75 105 104
Polónia 65 85 109
Portugal 85 91 93
Espanha 120 112 111
Grupo empresarial 80 90 99

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).

Conteúdos adicionais
Gestão
Relevância

Queremos saber quais os temas de sustentabilidade com maior relevância para os nossos stakeholders. Para o efeito, baseamo-nos nos resultados do nosso processo de análise de relevância.

Destaques
Simplesmente Nós – a revista para os colaboradores ALDI

Estamos a modernizar-nos mais rápido do que nunca. Uma coisa é certa: os colaboradores do ALDI Nord devem estar ao corrente daquilo que se passa. Levante-se o pano sobre a nova revista dos nossos colaboradores na Alemanha “Simplesmente Nós”!

Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Destaques
Somos todos ouvidos: a ALDI Espanha aposta no diálogo

As expectativas dos clientes são cada vez mais complexas. Como reagir? Com mais comunicação! A ALDI Espanha mostra como se faz.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Temas principais
Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

Os países ALDI Nord
Bens alimentares sustentáveis para verdadeiros gourmets – A ALDI França

Hoje em dia, a ALDI França está representada no país com 888 lojas. No país dos gourmets, cada vez mais produtos sustentáveis e regionais enchem as nossas prateleiras. E damos as boas-vindas a muitos colaboradores novos.

Gestão
Sobre este Relatório

O presente relatório é o segundo Relatório de Sustentabilidade do grupo empresarial ALDI Nord no qual informamos os nossos stakeholders de forma transparente sobre os nossos principais objetivos e medidas sociais, ambientais e económicos.