Segurança e Saúde no Trabalho

Tag

[GRI 403/103-1] Postos de trabalho seguros é um dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (United Nations – UN) (SDG 8). Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos nossos colaboradores nos seus locais de trabalho faz parte da nossa atividade comercial. Protegemo-los de acidentes de trabalho e oferecemos medidas preventivas de saúde. Além disso, damos o nosso apoio em situações de mudança, tais como horários de loja alargados, introdução de sistemas técnicos ou alterações no sortido no âmbito da nossa estratégia de modernização. Por último, temos que considerar as exigências que as alterações demográficas trazem para o nosso trabalho de recursos humanos, possibilitando a empregabilidade de um quadro pessoal cada vez mais envelhecido durante toda a vida profissional.

A nossa abordagem

[GRI 403/103-2] O cumprimento de requisitos legais é, para o ALDI Nord, evidente. Quando possível, promovemos ativamente ofertas de prevenção e atividades desportivas de grupo. Para identificar antecipadamente potenciais perigos, as sociedades ALDI Nord inspecionam regularmente os locais de trabalho. Centramos a atenção nas áreas com elevado risco de acidentes, como a Logística e as Vendas. Aí trabalham cerca de 90 por cento dos colaboradores ALDI.

Organização & Diretrizes

[GRI 403/103-2] As sociedades regionais dos países são responsáveis pela conceção e implementação das nossas medidas. Desta forma, requisitos específicos podem ser cumpridos no local (ver também Empregador atrativo).

Progressos & Medidas 2017

[GRI 403/103-2/3] Num mundo do trabalho dinâmico, a pressão psicológica no local de trabalho aumenta diariamente. Na Alemanha, é realizado nas sociedades regionais uma avaliação de risco das condições laborais. Em 2017, na ALDI Bélgica, foram efetuadas avaliações de risco semelhantes quanto a aspetos psicossociais. O ponto de partida aconteceu em 2015, na Bélgica, através de um inquérito aos colaboradores e na base do qual foi elaborado, em 2017, um plano de ação. Os elementos que constam neste plano são: uma oferta alargada de aconselhamento, de comunicação interna e de formação de chefias e colaboradores. O plano de ação será implementado gradualmente pela ALDI Bélgica.

Nas Vendas e na Logística, o vestuário de trabalho adequado e equipamento técnico são peças fundamentais das nossas medidas de segurança e saúde no trabalho. Na Logística, o sistema “Pick-by-voice” ajuda os colaboradores no picking da mercadoria através de reconhecimento de voz. O mesmo será introduzido, passo a passo, nos centros logísticos alemães. Esta solução é mais ergonómica, uma vez que os colaboradores mantêm ambas as mãos livres para o manuseamento da mercadoria. Ao mesmo tempo, possibilita-lhes uma melhor visão, prevenindo, desta forma, acidentes.

Os colaboradores das lojas ALDI Nord são preparados para o novo ALDI Nord Instore Concept através de workshops. O objetivo é, além da formação dos colaboradores, informar com a devida antecedência sobre as futuras alterações. Assim, não será facilitada apenas a adaptação aos novos procedimentos de trabalho mas também serão prevenidas pressões psicológicas na fase de mudança.

Também o tema da prevenção ganha cada vez mais importância. Como resultado do inquérito aos colaboradores em 2017, foram fechadas parcerias com ginásios na Alemanha e em Portugal. Através de participação em eventos de corrida, contribuímos não só para o sentimento de pertença à equipa mas também incentivamos o exercício físico.

Indicadores

Ausências por doença [GRI 403-2]

Ausências por doença com direito à remuneração normal (em percentagem)

  2015 2016 2017
Bélgica/ Luxemburgo1 4,5 4,2 4,2
Dinamarca 4,1 3,7 3,3
Alemanha 3,8 4,2 4,4
França 5,5 4,6 5,1
Holanda 4,1 4,1 4,3
Polónia 2,6 3,1 3,2
Portugal2 n/a n/a n/a
Espanha 2,9 2,6 3,2
Grupo empresarial 3,9 3,8 4,0

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).
2
Em Portugal, sem ausências por doença com direito à remuneração normal (n/a = não disponível).

Conteúdos adicionais
Temas principais
Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Destaques
De onde vêm as barrinhas de peixe?

Cada vez mais pessoas se perguntam de onde vêm os nossos produtos de pescado. E cada vez mais a resposta é: da pesca sustentável. É isto que indica, por exemplo, o selo azul MSC, que se encontra em muitas embalagens.

Temas principais
Mobilidade & Logística

Para que os nossos clientes possam encontrar diariamente produtos frescos e prateleiras cheias, as mercadorias são transportadas todos os dias dos nossos centros logísticos para as lojas.

Destaques
Bem-Estar Animal num discounter – uma contradição?

Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Dedicamo-nos de forma incansável à questão do bem-estar animal, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações.

Destaques
Em nome do clima

As alterações climáticas dizem respeito a todos. Para tal, implementamos medidas de proteção climática em todas as localizações. Grande parte acontece nas nossas lojas, uma vez que é aí que podemos poupar grande parte do CO2.

Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.