Segurança e Saúde no Trabalho

Tag

[GRI 403/103-1] Postos de trabalho seguros é um dos Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas (United Nations – UN) (SDG 8). Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos nossos colaboradores nos seus locais de trabalho faz parte da nossa atividade comercial. Protegemo-los de acidentes de trabalho e oferecemos medidas preventivas de saúde. Além disso, damos o nosso apoio em situações de mudança, tais como horários de loja alargados, introdução de sistemas técnicos ou alterações no sortido no âmbito da nossa estratégia de modernização. Por último, temos que considerar as exigências que as alterações demográficas trazem para o nosso trabalho de recursos humanos, possibilitando a empregabilidade de um quadro pessoal cada vez mais envelhecido durante toda a vida profissional.

A nossa abordagem

[GRI 403/103-2] O cumprimento de requisitos legais é, para o ALDI Nord, evidente. Quando possível, promovemos ativamente ofertas de prevenção e atividades desportivas de grupo. Para identificar antecipadamente potenciais perigos, as sociedades ALDI Nord inspecionam regularmente os locais de trabalho. Centramos a atenção nas áreas com elevado risco de acidentes, como a Logística e as Vendas. Aí trabalham cerca de 90 por cento dos colaboradores ALDI.

Organização & Diretrizes

[GRI 403/103-2] As sociedades regionais dos países são responsáveis pela conceção e implementação das nossas medidas. Desta forma, requisitos específicos podem ser cumpridos no local (ver também Empregador atrativo).

Progressos & Medidas 2017

[GRI 403/103-2/3] Num mundo do trabalho dinâmico, a pressão psicológica no local de trabalho aumenta diariamente. Na Alemanha, é realizado nas sociedades regionais uma avaliação de risco das condições laborais. Em 2017, na ALDI Bélgica, foram efetuadas avaliações de risco semelhantes quanto a aspetos psicossociais. O ponto de partida aconteceu em 2015, na Bélgica, através de um inquérito aos colaboradores e na base do qual foi elaborado, em 2017, um plano de ação. Os elementos que constam neste plano são: uma oferta alargada de aconselhamento, de comunicação interna e de formação de chefias e colaboradores. O plano de ação será implementado gradualmente pela ALDI Bélgica.

Nas Vendas e na Logística, o vestuário de trabalho adequado e equipamento técnico são peças fundamentais das nossas medidas de segurança e saúde no trabalho. Na Logística, o sistema “Pick-by-voice” ajuda os colaboradores no picking da mercadoria através de reconhecimento de voz. O mesmo será introduzido, passo a passo, nos centros logísticos alemães. Esta solução é mais ergonómica, uma vez que os colaboradores mantêm ambas as mãos livres para o manuseamento da mercadoria. Ao mesmo tempo, possibilita-lhes uma melhor visão, prevenindo, desta forma, acidentes.

Os colaboradores das lojas ALDI Nord são preparados para o novo ALDI Nord Instore Concept através de workshops. O objetivo é, além da formação dos colaboradores, informar com a devida antecedência sobre as futuras alterações. Assim, não será facilitada apenas a adaptação aos novos procedimentos de trabalho mas também serão prevenidas pressões psicológicas na fase de mudança.

Também o tema da prevenção ganha cada vez mais importância. Como resultado do inquérito aos colaboradores em 2017, foram fechadas parcerias com ginásios na Alemanha e em Portugal. Através de participação em eventos de corrida, contribuímos não só para o sentimento de pertença à equipa mas também incentivamos o exercício físico.

Indicadores

Ausências por doença [GRI 403-2]

Ausências por doença com direito à remuneração normal (em percentagem)

  2015 2016 2017
Bélgica/ Luxemburgo1 4,5 4,2 4,2
Dinamarca 4,1 3,7 3,3
Alemanha 3,8 4,2 4,4
França 5,5 4,6 5,1
Holanda 4,1 4,1 4,3
Polónia 2,6 3,1 3,2
Portugal2 n/a n/a n/a
Espanha 2,9 2,6 3,2
Grupo empresarial 3,9 3,8 4,0

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).
2
Em Portugal, sem ausências por doença com direito à remuneração normal (n/a = não disponível).

Conteúdos adicionais
Destaques
Simplesmente Nós – a revista para os colaboradores ALDI

Estamos a modernizar-nos mais rápido do que nunca. Uma coisa é certa: os colaboradores do ALDI Nord devem estar ao corrente daquilo que se passa. Levante-se o pano sobre a nova revista dos nossos colaboradores na Alemanha “Simplesmente Nós”!

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Temas principais
Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Destaques
OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

Nós levamos a sério as preocupações dos nossos clientes em relação aos OGMs, excluímos a utilização de ingredientes geneticamente modificados nos nossos bens alimentares e facilitamos a orientação através de uma rotulagem transparente.

Temas principais
Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

Gestão
Distinções

As distinções são a prova de que o nosso trabalho é bem-sucedido. No ano de 2017 orgulhamo-nos de ter recebido, a nível nacional e internacional, diferentes distinções.