Qualidade dos produtos

Tag

[GRI 102-16, 416/103-1] A peça fundamental do nosso negócio é oferecer produtos de qualidade ao preço acessível ALDI. Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. A saúde do consumidor é um aspeto central do nosso entendimento de qualidade e segurança. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento.

A nossa abordagem

[GRI 416/103-2] A melhoria contínua da qualidade dos produtos constitui o objetivo central da nossa gestão de qualidade. Para oferecer aos nossos clientes apenas os melhores produtos, implementámos procedimentos de controlos de qualidade e de gestão nos vários níveis da cadeia de valor. Às nossas marcas próprias aplicam-se elevados padrões de qualidade desenvolvidos em conjunto com os nossos fornecedores. Os desejos e necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade. Testes independentes de associações de consumidores confirmam regularmente a qualidade das marcas próprias ALDI Nord.

Organização & Diretivas

Organização: Qualidade a todos os níveis

[GRI 102-16, 416/103-2, 416-1] Existe, em todo o grupo empresarial, um sistema de controlo de vários níveis que garante que os nossos requisitos de qualidade são cumpridos. Neste processo encontram-se envolvidos compradores, fornecedores, produtores, responsáveis de qualidade, laboratórios independentes acreditados e colaboradores dos centros logísticos e lojas. Cada produto é testado regulamente.

Visão geral do processo:

  • No momento da compra, definimos amplos requisitos para os nossos fornecedores, nomeadamente através de cadernos de encargos e das nossas Políticas de Compra Internacionais e Nacionais.
  • A observância destes padrões de qualidade é verificada por nós de várias formas. Dependendo do país, podem ser controlos in loco, amostras de produto ou provas de degustação. Paralelamente, mandamos testar os produtos em laboratórios independentes. Os boletins de análise confirmam uma qualidade incontestável.
  • [GRI 416-1] Em todos os países ALDI Nord, é exigido aos produtores das nossas marcas próprias alimentares a certificação de acordo com a norma Food Standard da International Featured Standard (IFS). Aos produtores agrícolas de frutas e legumes frescos aplicam-se os requisitos do GLOBALG.A.P.. Aos fornecedores de carne fresca e de charcutaria, na Alemanha, aplicam-se os requisitos do Sistema de Verificação QS.
  • Para uma verificação contínua da qualidade, são realizados controlos abrangentes na receção de mercadoria e controlos de stock nos centros logísticos e lojas. Neste âmbito, os colaboradores têm formação sobre requisitos de higiene e segurança alimentar, assim como treino em provas sensoriais, nomeadamente em relação a artigos de frutas e legumes e outros artigos frescos.
  • A nossa promessa de qualidade aplica-se também no pós-venda. Aceitamos o feedback dos clientes e procuramos as melhores soluções para eles. Somos atenciosos nas reclamações.

Uma descrição detalhada do processo poderá ser consultada no Relatório de Sustentabilidade 2015. Também poderá conhecer a rotina diária dos nossos responsáveis de qualidade na storyUm dia dedicado à qualidade”.

Responsabilidades: coordenação a nível do grupo empresarial, implementação nacional

[GRI 416/103-2] A implementação dos nossos padrões de qualidade cabe no ALDI aos nove países do grupo empresarial: eles garantem que as particularidades – como requisitos legais sobre bens alimentares – são tidas em conta. Temas de relevância transversal são preparados pela ALDI Einkauf e acordados com todo o grupo empresarial. O diálogo regular entre os responsáveis de qualidade faz com que conhecimento e experiências sejam partilhados por todo o grupo empresarial. Também em cada país há uma estreita cooperação entre o Departamento de Qualidade, Corporate Responsibility (CR), Compras, Vendas e as sociedades regionais.

Diretrizes & Regulamentos: verificação e adaptação contínua

[GRI 416/103-2] A qualidade está ancorada na nossa Imagem Corporativa “Simplesmente ALDI“. Todos os anos existe um conjunto de evoluções regulamentares que afetam os nossos produtos. Por exemplo, o tema “alimentação saudável” está há mais de dez anos em foco, a nível europeu. Em 2017, foram comunicados, em Espanha, requisitos regionais legais relativamente à redução do teor de açúcar nas bebidas. O Departamento de Qualidade acompanha os desenvolvimentos dos regulamentos e apoia as Compras na implementação dos mesmos junto dos nossos fornecedores.

Progressos & Medidas 2017

[GRI 416/103-2]

Os nossos produtos: melhorámos a composição

Nos produtos das nossas marcas próprias ajustamos continuamente as receitas, conforme prioridades dos nossos clientes e novos requisitos regulamentares, garantindo sempre uma qualidade constante. Em 2017, na Alemanha, reduzimos gradualmente o teor de açúcar nos refrigerantes, conservas de frutas e outros produtos. Além disso, iremos ajustar, até finais de 2018, as fórmulas dos cosméticos (p. ex. champô, gel de banho, sabonete líquido) com o objetivo de substituir determinados polímeros pouco biodegradáveis (frequentemente designados por microplásticos). Desde 2015, renunciámos à utilização de microplásticos sólidos, como por exemplo o granulado com efeito de peeling. Em países como a França, a utilização de microplásticos sólidos em determinados produtos é proibida por lei.

A ALDI Holanda participa numa iniciativa do setor que está empenhada na melhoria das composições dos produtos. Desde 2014, temos ajustado gradualmente as fórmulas de várias gamas de produtos. Entre estes, no ano de referência do relatório, encontram-se produtos lácteos, sopas, molhos, batatas fritas e misturas de frutos secos. Estes artigos contêm agora menos sal e açúcar.

Em 2016, a ALDI Bélgica assinou o acordo “Alimentação Equilibrada”, ao qual pertencem empresas da distribuição alimentar, comerciantes, cadeias de restauração, empresas de catering e o governo. O objetivo: reduzir o teor de açúcar, sal e ácidos gordos saturados e aumentar o teor das fibras. Em 2017, a ALDI Bélgica efetuou adaptações nas categorias de refrigerantes, produtos lácteos, cereais de pequeno-almoço, bolachas, chocolate e bebidas de soja e de legumes. A elaboração de um relatório sobre o acordo está planeada para finais de 2018.

Em Espanha, no ano de 2017, trabalhámos para reduzir o teor dos açúcares nos refrigerantes no âmbito da aplicação de requisitos regulamentares. Para o efeito, são utilizados glicosídeos de esteviol, entre outros. Foram melhoradas oito receitas e o teor de açúcar foi reduzido em 30 por cento. Estes produtos estão à venda a partir de junho de 2018. Outras adaptações estão a ser planeadas para o ano de 2018.

Cultivo de frutas e legumes: reduzir pesticidas & herbicidas

Os nossos fornecedores têm de cumprir critérios rigorosos no cultivo de frutas e legumes. Neste caso, vamos além dos requisitos legais. A título de exemplo, excluímos, desde 2016 na Alemanha, a utilização de oito substâncias ativas utilizadas no cultivo de fruta, legumes e batatas, por suspeita de serem responsáveis pelo decréscimo dos insetos voadores tais como as abelhas, borboletas ou moscas das flores. Em 2016, e já pela segunda vez, tiveram lugar conversações entre o ALDI e representantes de produtores, federações, associações, agrónomos, serviços fitossanitários e laboratórios sobre o tema das substâncias tóxicas para as abelhas. A implementação iniciou-se de forma faseada. A ALDI França introduziu, em 2017, um artigo com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome. Na Alemanha, já há alguns anos são comercializados arbustos e plantas amigos das abelhas.

Melhoria contínua dos padrões de qualidade

Desde 2017, na Alemanha, exigimos aos nossos fornecedores a certificação conforme a norma atual IFS-HPC para artigos de cosmética, higiene e lar. Esta norma apoia os fornecedores no cumprimento de requisitos legais relativamente à segurança e qualidade de produtos de lar e cuidados de beleza. A conversão ao nível de todos os nossos fornecedores decorre até meados de 2018.

Controlos adicionais em caso de necessidade

Acompanhamos a atualidade e iniciamos, de forma proativa, controlos adicionais. É exemplo disso o caso da contaminação dos ovos com a substância Fipronil, em toda a Europa, no ano de 2017. Por precaução, retirámos determinados produtos de venda e testámos ovos frescos e um conjunto de produtos com ovos na sua composição quanto a vestígios da substância Fipronil. Só aceitamos o fornecimento de produtos para os quais os fornecedores entregam um relatório de análise que confirma a ausência de Fipronil. Em paralelo com a implementação destas medidas, comunicámos, de forma transparente e intensiva, com autoridades, consumidores e imprensa.

Objetivos & Status atual

[GRI 416/103-2/3] A nossa promessa de qualidade é apoiada por diferentes objetivos definidos pelos países ALDI Nord. Provas disso são resultados de testes a nível internacional, como por exemplo da Organización de Consumidores y Usuarios (OCU) em Espanha, da Stiftung Warentest (Fundação Warentest) e ÖKO-TEST na Alemanha e de estudos de mercados próprios e distinções externas.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Responsabilidade na Cadeia de Abastecimento

Objetivo Status atual Data do objetivo Valor do objetivo Relevância do objetivo
Continuação da redução do teor de sal e açúcar em outros artigos de marca própria novo contínua Expansão Grupo empresarial

Objetivo cumprido   Processo contínuo

Indicadores

[GRI 416/103-3]

Recolha de produtos com comunicação ao público

Número de artigos recolhidos com comunicação ao público, repartidos por artigos Food e Non-Food

  2015 2016 2017
  Total Recolhas Food Recolhas Non-Food Total Recolhas Food Recolhas Non-Food Total Recolhas Food Recolhas Non-Food
Bélgica/ Luxemburgo1 3 3 1 1 4 4
Dinamarca 2 2 3 3 3 3
Alemanha 5 1 4 10 10 9 8 1
França 14 122 2 233 22 1 11 10 1
Holanda 2 2 3 3 4 4
Polónia 1 1 1 1
Portugal 1 1
Espanha 3 1 2 5 2 3
Grupo empresarial 26 20 6 44 41 3 38 33 5

1 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).
2
Dos quais, seis por motivos de não conformidades na rotulagem.
3 Em 16 casos tratou-se de recolha regionais, no total seis por motivos de não conformidades na rotulagem.

Artigos publicitados com Stiftung Warentest ou ÖKO-TEST

Número de artigos publicitados com os resultados dos testes da Stiftung-Warentest ou da ÖKO-TEST1

Mit Stiftung Warentest- oder ÖKO-TEST beworbene Artikel

1 A identificação de artigos com os resultados dos testes só é possível na Alemanha, razão pela qual os dados só dizem respeito à Alemanha.

Conteúdos adicionais
Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Destaques
OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

Nós levamos a sério as preocupações dos nossos clientes em relação aos OGMs, excluímos a utilização de ingredientes geneticamente modificados nos nossos bens alimentares e facilitamos a orientação através de uma rotulagem transparente.

Destaques
Um dia dedicado à qualidade

“Qualidade máxima – preço mínimo”. Para cumprir esta promessa, o ALDI Nord sujeita os seus produtos a rigorosos controlos de qualidade. É uma tarefa exigente para os colaboradores do Departamento de Qualidade.

Destaques
ALDI França: da região para a mesa

Em França muitos consumidores prestam atenção à origem dos produtos. Por isso, oferecemos aos nossos clientes um grande número de produtos franceses, bem como muitas especialidades regionais.

Os países ALDI Nord
Bens alimentares sustentáveis para verdadeiros gourmets – A ALDI França

Hoje em dia, a ALDI França está representada no país com 888 lojas. No país dos gourmets, cada vez mais produtos sustentáveis e regionais enchem as nossas prateleiras. E damos as boas-vindas a muitos colaboradores novos.

Destaques
Bem-Estar Animal num discounter – uma contradição?

Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Dedicamo-nos de forma incansável à questão do bem-estar animal, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações.

Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Destaques
O que distingue uma banana biológica?

Bio significa muito mais do que o logótipo verde e branco num produto. O termo representa sobretudo o dedicado compromisso dos produtores e fornecedores para com alimentos de alta qualidade e cultivados de forma ecológica.