Empregador atrativo

Tag

[GRI 404/103-1] Seja nas lojas, compras, administração, logística ou na informática, são os 69 000 colaboradores que contribuem decisivamente para o sucesso do ALDI Nord. Todos eles devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo. Um comportamento aberto, cooperativo e respeitoso é importante para nós. A valorização de cada um dos colaboradores e a sua ligação ao ALDI Nord são os nossos principais interesses. O pressuposto para isso é manter os colaboradores a longo prazo e atrair os melhores talentos.

A nossa abordagem

[GRI 102-16, 404/103-2, 405/103-2] Há três anos que seguimos uma estratégia clara de modernização. E isto implica mudanças também para os colaboradores do ALDI Nord. Estes demonstram um compromisso elevado para adaptar a nossa oferta aos desejos dos clientes. O nosso trabalho na área dos recursos humanos é desenvolvido em conformidade: a imagem corporativa da empresa e a respetiva imagem corporativa de liderança são complementadas, desde 2015, por um conceito HR que apoia a nossa estratégia de modernização. Além do desenvolvimento de uma marca de empregador que aumenta o sentido de pertença (doravante “Empregador atrativo”), focamo-nos, atualmente, no desenvolvimento dos quadros superiores e dos jovens talentos. Alargamos também a nossa comunicação interna.

Estamos presentes em feiras e eventos de recrutamento para atrair candidatos para o ALDI Nord. Em 2017, na Alemanha, atualizámos e modernizámos a nossa página web de recrutamento e, na Holanda, fizemos o mesmo no início de 2018. Além das ofertas de emprego e informações sobre vias de formação, os visitantes podem também encontrar perspetivas interessantes sobre o trabalho quotidiano e testemunhos de colaboradores. Procuramos relações de trabalho a longo prazo e empregamos, maioritariamente, colaboradores com contrato de trabalho sem termo (cerca de 80 por cento em 2017). Tradicionalmente, o ALDI Nord caracteriza-se por uma fidelização dos colaboradores acima da média para o setor. Os colaboradores do ALDI são remunerados de forma justa e de acordo com o seu desempenho.

Organização & Diretrizes

[GRI 404/103-2, 405/103-2, 102-16] A responsabilidade por assuntos relacionados com o pessoal está definida de forma descentralizada em todas as sociedades do grupo empresarial ALDI Nord, havendo sempre um diálogo regular entre as sociedades regionais no âmbito de duas comissões: por um lado, a “Comissão HR”, na qual estão representadas as gerências das sociedades regionais juridicamente independentes e da ALDI Einkauf; por outro lado, os colegas do Departamento HR reúnem-se, desde 2017, até duas vezes por ano na “comissão internacional” dos Departamentos HR. Na Alemanha e na Holanda, os responsáveis dos Departamentos HR e das sociedades regionais reúnem uma vez por trimestre para garantir a implementação prática dos assuntos HR.

 A base comum para o trabalho HR é a imagem corporativa da empresa, o conceito HR e a respetiva imagem corporativa de liderança “Comerciantes Autênticos”. O mesmo foi desenvolvido em 2014 e enfatiza os valores da “Simplicidade, Responsabilidade e Fiabilidade”, assim como o reconhecimento, transparência e confiança.

Progressos & Medidas 2017

Educação e formação: elemento principal para o sucesso

[GRI 404/103-2] Os programas de ensino e formação do grupo empresarial são um elemento fundamental para assegurar o nosso futuro. Na Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo e Portugal oferecemos programas de formação consolidados.

Em 2017, em todo o grupo empresarial, o número de alunos de cursos profissionais em formação era de cerca de 2300, dos quais 2100 respeitavam à Alemanha. As sociedades regionais na Alemanha constituem um dos maiores formadores do comércio a retalho alemão. 82 por cento dos alunos na Alemanha foram contratados após conclusão do curso.

Além dos cursos profissionais, oferecemos licenciaturas do ensino dual e programas de trainee. Na Alemanha, disponibilizamos a pós-graduação “Gestão Internacional” também para candidatos externos. O número de universidades e escolas profissionais parceiras aumentou para 22 (2015: 18). 43 alunos concluíram, em 2017, a licenciatura do ensino dual na ALDI Espanha. Em outubro de 2017, a ALDI Holanda iniciou o Sprint Trainee Impact Programm (STIP), em que 34 trainees concorrem com o objetivo de ocupar o lugar de um responsável de zona. Os seus formadores são responsáveis de loja que foram preparados para esta tarefa no verão de 2017 através de formações específicas “Train the Trainer”. Na agenda estiveram temas como didática e comunicação. Desde 2016, em Portugal são oferecidos programas trainee nas lojas e administração.

Em 2017, o novo ALDI Nord Instore Concept esteve no foco das formações internas nas lojas. Com um conceito de workshops próprios, desde setembro de 2017, preparamos os colaboradores destas lojas para as mudanças. Desta forma, pretendemos informar sobre as alterações previstas, ajudar e motivar. Além disso, em 2017, acompanhámos a introdução de novas tecnologias com formações específicas (p. ex. a introdução de um novo sistema informático SAP nas sociedades alemãs e francesas). Em 2017, abrimos na Holanda a “Casa de Formação ALDI”. Aqui realizam-se formações para trainees e cursos “Train the Trainer” para os formadores. Em 2017, 49 responsáveis de loja já tinham iniciado uma formação.

Introdução de um sistema eletrónico de registo de horas

A introdução de um sistema eletrónico de registo de horas foi finalizado em 2017 em quase todas as localizações alemãs (em três sociedades regionais ainda não se encontra concluída). O sistema garante mais transparência e justiça na organização do tempo de trabalho e na remuneração. O sistema de registo de horas é acompanhado por um novo modelo de remuneração, que traz muitas vantagens aos colaboradores: por exemplo, o tempo de trabalho semanal para os responsáveis das lojas foi reduzido em várias horas, mantendo a mesma remuneração. Além disso, a remuneração aplicada durante os cursos profissionais foi aumentada. Em 2017, o sistema eletrónico de registo de horas foi introduzido, conforme planeado, também na Holanda. Previsivelmente, em 2018, todas as lojas na Holanda estarão ligadas.

Comunicação com os colaboradores: direta e criativa

Como parte do nosso conceito HR, ampliamos a comunicação interna. O objetivo é ampliar os formatos disponíveis, aumentar a sua atualidade e oferecer outras possibilidades de promover o diálogo. Na Alemanha, desde abril de 2017 que publicamos trimestralmente uma revista para colaboradores. O mesmo acontece na Bélgica e Polónia desde o início de 2018. Na Alemanha, aumentamos as comunicações extraordinárias e específicas com os colaboradores em loja. Para o efeito, utilizamos flyers, cartazes, brochuras e vídeos. Em 2017, a ALDI Portugal desenvolveu uma newsletter mensal para colaboradores. Na Bélgica, Dinamarca, França, Luxemburgo, Polónia e Portugal publicamos regularmente newsletters CR dirigidas a grupos-alvo internos.

Em 2017, realizámos um concurso de criatividade para colaboradores sob o lema “Porque é que gosto de trabalhar no ALDI?”. Os colaboradores na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Luxemburgo, Polónia e Portugal puderam demonstrar, através dos seus trabalhos criativos, o que torna o trabalho no ALDI tão especial. Na Alemanha, em novembro de 2017, os 70 vencedores nas categorias “Imagem, Foto & Texto” e “Loja mais criativa” receberam os seus prémios numa cerimónia oficial. Em todo o grupo, participaram no concurso mais de 2370 colaboradores com cerca de 660 trabalhos (p. ex. poemas, bandas desenhadas, vídeos de música, esculturas, receitas e pinturas).

Provas e corridas empresariais promovem a saúde dos colaboradores e aumentam a identificação com o ALDI Nord. Em sete dos nove países ALDI Nord promovemos, desde 2017, eventos de corrida. A ALDI Polónia participa regularmente na “Katowice Business Run“, sendo o valor das inscrições doado para fins de caridade.

Promoção de uma liderança responsável

[GRI 404/103-2] As chefias do ALDI Nord assumem um papel exemplar importante. Os primeiros inquéritos aos colaboradores mostraram potencial para dar vida à imagem corporativa de liderança “Comerciais Autênticos”. Por isso, damos ênfase à promoção de uma liderança responsável, para a qual contribuímos através de várias medidas: conferências, nas quais participam chefias das várias localizações, hierarquias e posições; ou workshops de um dia, para melhorar a comunicação, gestão pessoal e liderança. Uma caixa de ferramentas oferece dicas e informações úteis para uma liderança de abordagem apreciativa. Os colaboradores em cargos de chefias da ALDI Einkauf podem participar no projeto “Um dia na loja”: a um sábado, têm a possibilidade de trabalhar numa loja e conhecer o trabalho diário dos colaboradores e o contacto com os clientes. Aproveitam esta experiência para dar propostas de melhoria às sociedades regionais.

Objetivos & Status quo

[GRI 404/103-2/3] Os nossos objetivos são a comunicação com os colaboradores e a promoção de uma liderança responsável e apreciativa. O nosso progresso é medido através de inquéritos aos colaboradores. Indicadores como a antiguidade ou o número de alunos dos cursos profissionais fornecem informações adicionais. Em 2017, o sucesso do nosso trabalho HR refletiu-se na distinção “Melhor empresa de formação profissional na Alemanha“.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Valorização do colaborador

Objetivo Status atual
Data do objetivo Valor do objetivo Relevância do objetivo
Promoção da comunicação com os colaboradores novo 2019 Novos canais de comunicação para colaboradores, entre outros Alemanha
Desenvolvimento de um programa de formação para melhoria das competências dos quadros superiores novo 2019 Procedimento Polónia

Objetivo cumprido   Processo contínuo

Indicadores

Número de trabalhadores por departamento [GRI 405-1]

Número de trabalhadores por área e sexo à data de 31.12.

  2015 2016 2017
  Grupo empresarial Dos quais do sexo feminino Grupo empresarial Dos quais do sexo feminino Grupo empresarial Dos quais do sexo feminino
Vendas 46 708 36 146 51 780
40 157
55 901 42 495
Armazém 4604 1183 4983
1207
5466 1288
Frota de camiões 2490 39 2596
36 2722 54
Administração 2215 1950 2401 2105
2704 2419
Cargos de chefia superior 577 122 589
139 631 155
Cargos de chefia intermédia 1043 284 1174
337 1322 403
Outros1 542 33 556 31 621 28
Grupo empresarial 58 179 39 757 64 079 44 012 69 367 46 842

1 A esta categoria pertencem os colaboradores da Comissão de Trabalhadores e os colaboradores do Departamento de Manutenção, entre outros.

Percentagem de colaboradores abrangidos por acordos coletivos [GRI 102-41]

Percentagem de colaboradores que estavam abrangidos por acordos coletivos até ao dia 31.12.

1 A percentagem de colaboradores não considerou a Polónia, dado que nesse país não há acordos coletivos.

Antiguidade

Antiguidade média dos colaboradores (em anos)

  2015 2016 20171
Bélgica/ Luxemburgo2 12 12 12
Dinamarca 4 4 4
Alemanha 10 10 10
França 6 6 5
Holanda 10 10 8
Polónia 3 3 3
Portugal 3 2 2
Espanha 3 3 4
Grupo empresarial 6 6 9

1 Devido à aplicação de um método de levantamento melhorado, os dados referentes ao grupo empresarial são mais precisos face aos valores de publicações anteriores.
2 Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho [GRI 405-1, 102-8]

Percentagem de colaboradores por contrato de trabalho e sexo à data de 31.12.

  2015 2016 2017
  A prazo Dos quais do sexo feminino Permanente Dos quais do sexo feminino A prazo Dos quais do sexo feminino Permanente Dos quais do sexo feminino A prazo Dos quais do sexo feminino Permanente Dos quais do sexo feminino
Bélgica/ Luxemburgo1 9,6 64,3 90,4 68,2 9,2 62,9 90,8 75,7 11,7 64,5 88,3 74,3
Dinamarca 1,5 65,5 98,5 51,9 0,2 60,0 99,8 52,3 6,8 50,6 93,2 48,3
Alemanha 15,5 67,1 84,5 72,1 21,7 68,6 78,3 71,2 19,5 64,6 80,5 72,4
França 10,8 62,8 89,2 64,3 10,2 64,9 89,8 65,4 10,2 65,8 89,8 64,6
Holanda 32,8 59,7 67,2 63,6 30,9 57,7 69,1 63,6 42,3 49,8 57,7 64,1
Polónia 61,1 86,6 38,9 85,0 60,8 86,3 39,2 83,7 63,4 83,5 36,6 84,8
Portugal 58,0 69,9 42,0 69,1 58,2 67,2 41,8 68,7 66,2 66,4 33,8 70,1
Espanha 4,9 51,4 95,1 63,3 5,3 48,1 94,7 63,5 4,5 53,6 95,5 65,1
Grupo empresarial 16,5 66,3 83,5 68,7 19,7 67,3 80,3 69,1 21,3 62,6 78,7 69,5

1  Os dados referentes às sociedades juridicamente independentes do grupo empresarial ALDI Nord na Bélgica e no Luxemburgo foram agregados para fins de simplificação (ver “Sobre este relatório“).

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual à data de 31.12. [GRI 404-1]

Número de alunos de cursos profissionais e estudantes do ensino dual à data de 31.12.

O modelo de formação profissional conforme exemplo alemão não é utilizado em todos os países. Por isso, os dados restringem-se ao número de alunos de cursos profissionais na Alemanha, Dinamarca e França. O sistema utilizado na Holanda e em Espanha não foi contemplado na recolha de dados, uma vez que que não são comparáveis. Na Alemanha, é adicionalmente disponibilizado um curso superior do ensino dual.

  2015 2016 2017
  Alunos de cursos profissionais Estudantes do ensino dual Alunos de cursos profissionais Estudantes do ensino dual Alunos de cursos profissionais Estudantes do ensino dual
Dinamarca 53 52 59
Alemanha 2014 92 1757 99 2084 123
França 241 194 189
Total 2308 92 2003 99 2332 123
Conteúdos adicionais
Gestão
Stakeholders & Redes

Através do diálogo com os nossos stakeholders, recebemos impulsos para o nosso trabalho de CR. Encontramo-nos em diálogo com clientes, colaboradores, ONGs, iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, bem como representantes das entidades patronais e sindicatos.

Temas principais
Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Destaques
Bem-Estar Animal num discounter – uma contradição?

Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Dedicamo-nos de forma incansável à questão do bem-estar animal, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.

Destaques
O futuro é verde: este será o aspeto do campus ALDI Nord

Aguardado com curiosidade: o novo campus nas instalações do ALDI Einkauf em Essen-Kray (Alemanha). O moderno edifício cumpre elevados padrões de sustentabilidade e oferece espaço suficiente para todos os trabalhadores do ALDI Einkauf.

Destaques
O que significa ser um colaborador ALDI?

Ser um colaborador ALDI significa, em primeiro lugar, viver os nossos valores comuns. Simples, fiável e responsável. São estes os nossos valores sempre e em qualquer lugar.

Os países ALDI Nord
Bens alimentares sustentáveis para verdadeiros gourmets – A ALDI França

Hoje em dia, a ALDI França está representada no país com 888 lojas. No país dos gourmets, cada vez mais produtos sustentáveis e regionais enchem as nossas prateleiras. E damos as boas-vindas a muitos colaboradores novos.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.