Empenho Social

Tag

O ALDI Nord não é apenas retalhista, empregador, parceiro de negócio e concorrente. Somos também cidadãos e vizinhos. Assumimos responsabilidade nestes diferentes papéis. Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos com prioridades diferentes, desde o tema da alimentação até às condições laborais na cadeia de abastecimento.

A nossa abordagem

Em todos os nove países ALDI Nord, e em conjunto com iniciativas e organizações nacionais, apoiamos projetos locais e transversais. Em particular, as doações de bens alimentares e não alimentares estão no foco deste projeto. Além disso, apoiamos através de doações em dinheiro. A fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) prossegue uma política internacional para fins de caridade e que se orienta pelos fins definidos nos estatutos.

As prioridades deste compromisso encontram-se nas seguintes áreas:

  • Gestão sustentável em toda a cadeia de valor;
  • Proteção do clima, bem-estar animal e diversidade biológica;
  • Saúde na vida profissional e privada, alimentação saudável e condições laborais saudáveis;
  • Medidas para ajuda de emergência e socorro em caso de perigo de vida, nomeadamente catástrofes de origem natural ou humana;
  • Ciência e investigação.

Enquanto empresa de retalho no ramo alimentar com atuação internacional e uma cadeia de abastecimento longa, estamos também comprometidos com os países de origem dos nossos produtos. Desde março de 2017, apoiamos dois projetos de produção de café e cacau na Colômbia e África Ocidental e Central. Este apoio contribui para os agricultores e produtores e respetivas famílias no local e promove a sustentabilidade no cultivo.

Organização

O empenho social está enraizado como área de atuação central na nossa Política de Corporate Responsibility (CR). Contudo, tem mais expressão no empenho local quanto à sua implementação. Por isso, os projetos são selecionados e implementados pelos países ALDI Nord de forma autónoma. Também na Alemanha são as sociedades regionais que orientam o seu empenho social, sendo apoiadas pelo Departamento CR da ALDI Einkauf. Desde 2016, também a fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) se ocupa a nível internacional com a cooperação e projetos com parceiros externos.

Progressos & Medidas 2017

Empenho Social nos países ALDI Nord

Em 2017, muitas sociedades regionais ALDI nos respetivos países estiveram empenhadas em servir a sociedade, seja através de cooperações, projetos ou doações. Alguns exemplos:

  • A ALDI Holanda iniciou, em 2017, diversos projetos e cooperações, entre eles, um projeto sobre alimentação saudável com a Fundação JOGG (Jongeren Op Gezond Gewicht – “Crianças e jovens com um peso saudável”) e uma cooperação com a Plastic Soup Foundation, na qual se promove o uso responsável de plásticos. Além disso, a ALDI Holanda participa, desde 2017, em dois projetos de investigação do âmbito do combate ao desperdício alimentar. A ALDI Holanda promove o seu empenho social também através de corridas solidárias: em 2017, mais de 150 colaboradores participaram na “KiKa Run“. As doações reverteram para crianças que sofrem de cancro.
  • A ALDI Dinamarca participa numa campanha nacional de combate ao cancro da mama. Parte das vendas de determinados produtos são doados para esta causa. Esta colaboração iniciou-se em 2016 e prolongou-se até 2017.
  • A ALDI Portugal apoia o Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas (United Nations – UN). As doações revertem para ações de combate à fome e pobreza. Através de um conjunto de parcerias locais, a ALDI Portugal organiza doações alimentares.
  • Na Polónia, apoiámos a participação na “Katowice Business Run“. O valor das inscrições foi doado para fins de caridade.
  • Uma vizinhança limpa, esta é pretensão da ALDI Bélgica. Todas as lojas participaram no “Retail Clean up Day 2017“ e organizaram ações de recolha de lixo na sua vizinhança.

A cooperação com a Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH)

Em 2017, um dos primeiros projetos iniciados pela Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) foi o projeto “Ação móvel para alimentação e exercício físico”, em conjunto com o Fundo Alemão para a Infância (Deutsches Kinderhilfswerk – DKHW). Neste projeto, crianças e jovens aprendem, através de uma abordagem lúdica, os princípios básicos de uma alimentação saudável e sustentável e é promovido o interesse pelo exercício físico. Para o projeto, são estacionadas unidades móveis em lugares públicos ou nos recreios de escolas na área onde o ALDI Nord Alemanha está presente. Aqui são oferecidas ações relativas a temas como a alimentação saudável e o exercício físico. No período entre outubro de 2017 e outubro de 2018, estão planeadas 360 ações, realizadas por parceiros regionais do Fundo Alemão para a Infância. No total, serão utilizadas seis unidades móveis. Outro projeto financiado pela Fundação ALDI Nord foi implementado em parceria com o Instituto Leibniz para Tecnologia Agrícola e Bioeconomia na Alemanha. Aqui uma colaboração intersectorial no domínio de investigação elabora propostas para uma produção alimentar sustentável e para o tema da alimentação saudável. Após conclusão do projeto, os resultados serão disponibilizados ao público.

Doações alimentares: projetos atuais

Enquanto retalhista, devemos assumir responsabilidade para evitar desperdício alimentar, tratando-se de um tema transversal das áreas da gestão de resíduos e do empenho social. Um elemento fundamental do nosso combate ao desperdício alimentar é a doação de bens alimentares não vendáveis mas que ainda podem ser consumidos. Pode encontrar mais sobre este tema nas “Stories” “Salvar a Comida“ e ”Empenho Social em Portugal“.

Objetivos & Status quo

Devida à abordagem local dos projetos, não definimos objetivos gerais e transversais para o nosso empenho social. Existem objetivos quanto ao consumo sustentável e às doações alimentares. Projetos individuais serão avaliados.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Empenho Social & Promoção do diálogo

Objetivo Status atual
Data do objetivo
Valor do objetivo
Relevância do objetivo
Desenvolvimento de projetos-piloto para o consumo sustentável   2018 Projeto Alemanha
Promoção do diálogo com as partes interessadas relevantes   contínua Participação em iniciativas do setor Grupo empresarial

Objetivo cumprido   Processo contínuo

Conteúdos adicionais
Destaques
Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno. E nós apoiamos essa missão!

Os países ALDI Nord
Sempre em movimento – a ALDI Holanda

Em 2017, a ALDI Holanda contribuiu muito para apoiar os seus clientes na promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Mas também a proteção ambiental e do clima assume um papel importante.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.

Temas principais
Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

Destaques
17 objetivos para um mundo melhor

Também as empresas devem dar o seu contributo para alcançar os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas – os chamados ODS. Muitos dos temas abordados pelos ODS são muito importantes para o ALDI Nord.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.