Empenho Social

Tag

O ALDI Nord não é apenas retalhista, empregador, parceiro de negócio e concorrente. Somos também cidadãos e vizinhos. Assumimos responsabilidade nestes diferentes papéis. Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos com prioridades diferentes, desde o tema da alimentação até às condições laborais na cadeia de abastecimento.

A nossa abordagem

Em todos os nove países ALDI Nord, e em conjunto com iniciativas e organizações nacionais, apoiamos projetos locais e transversais. Em particular, as doações de bens alimentares e não alimentares estão no foco deste projeto. Além disso, apoiamos através de doações em dinheiro. A fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) prossegue uma política internacional para fins de caridade e que se orienta pelos fins definidos nos estatutos.

As prioridades deste compromisso encontram-se nas seguintes áreas:

  • Gestão sustentável em toda a cadeia de valor;
  • Proteção do clima, bem-estar animal e diversidade biológica;
  • Saúde na vida profissional e privada, alimentação saudável e condições laborais saudáveis;
  • Medidas para ajuda de emergência e socorro em caso de perigo de vida, nomeadamente catástrofes de origem natural ou humana;
  • Ciência e investigação.

Enquanto empresa de retalho no ramo alimentar com atuação internacional e uma cadeia de abastecimento longa, estamos também comprometidos com os países de origem dos nossos produtos. Desde março de 2017, apoiamos dois projetos de produção de café e cacau na Colômbia e África Ocidental e Central. Este apoio contribui para os agricultores e produtores e respetivas famílias no local e promove a sustentabilidade no cultivo.

Organização

O empenho social está enraizado como área de atuação central na nossa Política de Corporate Responsibility (CR). Contudo, tem mais expressão no empenho local quanto à sua implementação. Por isso, os projetos são selecionados e implementados pelos países ALDI Nord de forma autónoma. Também na Alemanha são as sociedades regionais que orientam o seu empenho social, sendo apoiadas pelo Departamento CR da ALDI Einkauf. Desde 2016, também a fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) se ocupa a nível internacional com a cooperação e projetos com parceiros externos.

Progressos & Medidas 2017

Empenho Social nos países ALDI Nord

Em 2017, muitas sociedades regionais ALDI nos respetivos países estiveram empenhadas em servir a sociedade, seja através de cooperações, projetos ou doações. Alguns exemplos:

  • A ALDI Holanda iniciou, em 2017, diversos projetos e cooperações, entre eles, um projeto sobre alimentação saudável com a Fundação JOGG (Jongeren Op Gezond Gewicht – “Crianças e jovens com um peso saudável”) e uma cooperação com a Plastic Soup Foundation, na qual se promove o uso responsável de plásticos. Além disso, a ALDI Holanda participa, desde 2017, em dois projetos de investigação do âmbito do combate ao desperdício alimentar. A ALDI Holanda promove o seu empenho social também através de corridas solidárias: em 2017, mais de 150 colaboradores participaram na “KiKa Run“. As doações reverteram para crianças que sofrem de cancro.
  • A ALDI Dinamarca participa numa campanha nacional de combate ao cancro da mama. Parte das vendas de determinados produtos são doados para esta causa. Esta colaboração iniciou-se em 2016 e prolongou-se até 2017.
  • A ALDI Portugal apoia o Programa Mundial Alimentar das Nações Unidas (United Nations – UN). As doações revertem para ações de combate à fome e pobreza. Através de um conjunto de parcerias locais, a ALDI Portugal organiza doações alimentares.
  • Na Polónia, apoiámos a participação na “Katowice Business Run“. O valor das inscrições foi doado para fins de caridade.
  • Uma vizinhança limpa, esta é pretensão da ALDI Bélgica. Todas as lojas participaram no “Retail Clean up Day 2017“ e organizaram ações de recolha de lixo na sua vizinhança.

A cooperação com a Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH)

Em 2017, um dos primeiros projetos iniciados pela Fundação ALDI Nord (ALDI Nord Stiftungs GmbH) foi o projeto “Ação móvel para alimentação e exercício físico”, em conjunto com o Fundo Alemão para a Infância (Deutsches Kinderhilfswerk – DKHW). Neste projeto, crianças e jovens aprendem, através de uma abordagem lúdica, os princípios básicos de uma alimentação saudável e sustentável e é promovido o interesse pelo exercício físico. Para o projeto, são estacionadas unidades móveis em lugares públicos ou nos recreios de escolas na área onde o ALDI Nord Alemanha está presente. Aqui são oferecidas ações relativas a temas como a alimentação saudável e o exercício físico. No período entre outubro de 2017 e outubro de 2018, estão planeadas 360 ações, realizadas por parceiros regionais do Fundo Alemão para a Infância. No total, serão utilizadas seis unidades móveis. Outro projeto financiado pela Fundação ALDI Nord foi implementado em parceria com o Instituto Leibniz para Tecnologia Agrícola e Bioeconomia na Alemanha. Aqui uma colaboração intersectorial no domínio de investigação elabora propostas para uma produção alimentar sustentável e para o tema da alimentação saudável. Após conclusão do projeto, os resultados serão disponibilizados ao público.

Doações alimentares: projetos atuais

Enquanto retalhista, devemos assumir responsabilidade para evitar desperdício alimentar, tratando-se de um tema transversal das áreas da gestão de resíduos e do empenho social. Um elemento fundamental do nosso combate ao desperdício alimentar é a doação de bens alimentares não vendáveis mas que ainda podem ser consumidos. Pode encontrar mais sobre este tema nas “Stories” “Salvar a Comida“ e ”Empenho Social em Portugal“.

Objetivos & Status quo

Devida à abordagem local dos projetos, não definimos objetivos gerais e transversais para o nosso empenho social. Existem objetivos quanto ao consumo sustentável e às doações alimentares. Projetos individuais serão avaliados.

Os nossos objetivos do programa CR

Área de atuação: Empenho Social & Promoção do diálogo

Objetivo Status atual
Data do objetivo
Valor do objetivo
Relevância do objetivo
Desenvolvimento de projetos-piloto para o consumo sustentável   2018 Projeto Alemanha
Promoção do diálogo com as partes interessadas relevantes   contínua Participação em iniciativas do setor Grupo empresarial

Objetivo cumprido   Processo contínuo

Conteúdos adicionais
Destaques
Entre!

Algo mudou: as nossas lojas modernizadas são luminosas e agradáveis, com mais espaço, novas cores e a clara disposição dos produtos torna a orientação ainda mais fácil.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno. E nós apoiamos essa missão!

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Destaques
Ações por uma boa causa

Com numerosos projetos sociais, a ALDI Portugal empenha-se pelos mais necessitados. Em 2017, juntaram-se a vários novos parceiros. Em conjunto, apoiamos sobretudo famílias, pessoas sem-abrigo e crianças.

Os países ALDI Nord
Para mais diversidade verde nas prateleiras – a ALDI Polónia

Seja certificado Fairtrade ou MSC, nas lojas da ALDI Polónia os clientes encontram uma oferta cada vez maior de produtos mais sustentáveis. Todas as 124 lojas já foram amplamente modernizadas.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Temas principais
Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

Destaques
Um dia dedicado à qualidade

“Qualidade máxima – preço mínimo”. Para cumprir esta promessa, o ALDI Nord sujeita os seus produtos a rigorosos controlos de qualidade. É uma tarefa exigente para os colaboradores do Departamento de Qualidade.