Stakeholders & Redes

Tag

Nós assumimos responsabilidade e evoluímos, quer seja a respeito da sustentabilidade na cadeia de abastecimento, quer pelo compromisso que firmamos perante a sociedade. Para tal, recebemos dados e informações valiosas através do diálogo com as nossas partes interessadas (stakeholders). É nosso objetivo continuar a promover este diálogo. Por isso, o tema ”Promoção do Diálogo” foi tido em conta na nossa Política de Responsabilidade Corporativa (Corporate Responsibility [CR]-Policy) como área de atuação independente. Também as Nações Unidas (United Nations – UN) salientam, na “Agenda 2030”, a importância da colaboração entre os vários interlocutores, de forma a atingir objetivos de sustentabilidade ambiciosos. No âmbito de iniciativas e cooperação, trabalhamos, em conjunto com os nossos parceiros, nos desafios centrais do nosso setor relativamente à área da sustentabilidade.

As nossas partes interessadas e os seus temas

[GRI 102-40, -42, -43, -44] No âmbito do nosso processo de análise de relevância, verificamos regularmente quais as partes interessadas com maior relevância para nós. Clientes, colaboradores, organizações não-governamentais (ONGs), iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, representantes da entidade patronal e sindicatos são, para nós, os stakeholders mais importantes. É com eles que mantemos um diálogo intensivo, aberto, direto e com o qual temos muito a aprender. Além destes, encontramo-nos também em diálogo com outros grupos, como a população local junto das nossas lojas, comunicação social e políticos.

Resumo da integração dos stakeholders
  • Desde 2017, comunicamos com os nossos clientes de outra forma. Modernizamos as nossas lojas no âmbito do maior projeto de remodelações na história da empresa e tornamos percetível para os nossos clientes o que a marca ALDI representa, através de uma campanha publicitária abrangente. Estas medidas são resultado direto do feedback dos clientes e das nossas pesquisas de mercado. A comunicação de assuntos de sustentabilidade encontra-se ainda mais representada nas lojas através de campanhas (p. ex. “Comprar de forma sustentável“ na Holanda).
  • Também a comunicação com os colaboradores do grupo continua em desenvolvimento: em complemento das circulares habituais, informamos através da nossa revista para colaboradores com edições trimestrais (Alemanha), da newsletter mensal (Portugal) ou dos social media (Espanha). Existem newsletters CR independentes em cinco países do grupo. Um inquérito aos colaboradores em todos os países permitiu obter informações importantes sobre a forma como podemos melhorar enquanto empregador. A partir destas, iremos definir medidas que serão implementadas passo a passo.
  • Em todos os países ALDI Nord, encontramo-nos em diálogo com ONGs e outras organizações, pessoalmente ou através de iniciativas multi-stakeholder e do sector. Em Espanha, por exemplo, o diálogo com ONGs, clientes e a comunicação social sobre o tema “óleo de palma” conduziu à reformulação dos artigos de marca própria GutBio. Na Holanda decorreram conversações sobre o tema “alimentação saudável”.
  • Compradores, Responsáveis de CR e de Qualidade estão em contacto de forma contínua. Para conceber os nossos produtos mais sustentáveis, executamos projetos em conjunto (p. ex. sobre o tema de bem-estar animal). A avaliação dos nossos fornecedores está também cada vez mais no foco das nossas ações no âmbito da sustentabilidade.
  • Para a preparação do presente relatório, trocámos impressões com os nossos clientes (inquérito a um painel de clientes), colaboradores ALDI (inquérito online), fornecedores, peritos e, internamente, com representantes das entidades patronais de duas sociedades regionais alemãs.

Cooperação, Redes & Iniciativas

[GRI 102-12, -13] O ALDI Nord promove o intercâmbio entre diferentes organizações, iniciativas ou acordos. O nosso empenho varia consoante o tema e comporta tanto uma simples adesão como uma participação ativa. De seguida, referimos as iniciativas às quais aderimos e respetivos compromissos.

Internacional

2017

2016

2015

Antes de 2015

Nacional

2017

2016

2015

Antes de 2015

Iniciativas do setor