Simplesmente importante

Caros leitores,

“Todos os dias algo de especial“ – é o que pretendemos para a sua experiência de compra no ALDI Nord. É por isso que os nossos clientes podem fazer as suas compras nas nossas lojas de consciência tranquila. Para cumprir este objetivo, estamos empenhados no aumento da sustentabilidade na área discount. Em 2015, apresentámos, de forma detalhada, a nossa visão sobre esta temática no nosso primeiro Relatório de Sustentabilidade. O mesmo foi premiado como melhor “Primeiro Relatório de Sustentabilidade” pelo internacional Corporate Responsibility Reporting Award – uma distinção que, para nós, é mais um incentivo para continuar o nosso caminho.

Desde então, muita coisa aconteceu. No âmbito do maior projeto de sempre do grupo empresarial ALDI Nord, os nossos clientes assistiram à modernização das nossas lojas e ao aumento contínuo da oferta do nosso sortido, com cada vez mais artigos frescos e produtos sustentáveis certificados. Nos últimos três anos, conseguimos quase duplicar a oferta de produtos biológicos ao nível do grupo. Hoje, na Alemanha, o ALDI Nord é, na sua área de venda, líder no mercado dos produtos biológicos. Desta forma, contribuímos para que os produtos sustentáveis se tornem acessíveis a um grande número de clientes – a preços ALDI comprovados. Além disso, o nosso compromisso com o comércio justo foi distinguido com o Fairtrade Award da organização TransFair. Um sinal igualmente claro do nosso empenho é o facto de, desde o final de 2017, termos substituído, na Alemanha, Bélgica e Holanda, os sacos de compra habituais por sacos de compra reutilizáveis compostos, maioritariamente, por materiais reciclados.

Mas conseguimos muito mais: em 2017, publicámos, ao nível de todo o grupo empresarial novas políticas de compra para os recursos de madeira, flores, plantas e chá. Em muitos países, reforçámos o nosso contributo para com o bem-estar animal. Para tal, trabalhamos em estreita colaboração com iniciativas do setor, associações e organizações. Na cadeia de abastecimento de artigos não alimentares promovemos, continuadamente, uma maior transparência e melhores práticas laborais. Aos locais de produção dos nossos fornecedores na Ásia, levámos a cabo os ALDI Social Assessments. No período de referência, trabalhámos também na nossa Política Climática. Esta tem como objetivo reduzir as nossas emissões CO2 ao nível do grupo.

A sustentabilidade é o elemento chave dos nossos valores: no verão de 2017, fomos o primeiro discounter a aderir ao Global Compact das Nações Unidas, reforçando publicamente o nosso compromisso com os dez princípios para uma atividade empresarial mais sustentável. Ao mesmo tempo, continuamos a trabalhar para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (Sustainable Development Goals – SDGs).

Para o futuro, estamos empenhados em intensificar as nossas atividades. E sabemos que apenas através do diálogo com as partes interessadas é que podemos cumprir os nossos objetivos. Por isso, convido-vos a conhecer este segundo Relatório de Sustentabilidade do grupo empresarial ALDI Nord que é um ponto de partida para a continuação desse mesmo diálogo. Desejo-vos uma leitura informativa!

Rayk Mende

Gerente Corporate Responsibility
ALDI Einkauf GmbH & Co. oHG

Rayk Mende