Simplesmente Nós – a revista para os colaboradores ALDI

Estamos a modernizar-nos mais rápido do que nunca. Também no domínio da comunicação, há uma nova era que desponta: se ainda há uns anos nos pautávamos pela descrição, hoje em dia informamos de forma aberta e transparente acerca daquilo que fazemos. Uma coisa é certa, os colaboradores do ALDI Nord devem estar ao corrente daquilo que se passa. Levante-se o pano sobre a nova revista dos nossos colaboradores na Alemanha “Simplesmente Nós”!

Tag

Logo à primeira vista, percebe-se de quem estamos a falar: dos cerca de 35 000 colaboradores ALDI na Alemanha, independentemente se são do Departamento de Vendas, da Logística ou da Administração. A “Simplesmente Nós” foi concebida para eles. A revista não divulga apenas informações relevantes e perspetivas interessantes sobre diversos temas relacionados com o ALDI Nord, mas faz também um apelo à participação: todos os colaboradores do ALDI Nord são convidados a apresentar os seus próprios contributos e ideias.

No primeiro número da revista, Theo Albrecht Jr., filho do fundador da empresa, não deixou passar a oportunidade para desejar as boas-vindas. No seu texto, realça a importância da comunicação interna num grupo empresarial moderno.

“A revista dos colaboradores vai ajudar-nos a compreendermo-nos melhor uns aos outros e às nossas diferentes atividades. É através desta interligação entre todos nós que o ALDI Nord faz a diferença.“

Theo Albrecht

Desde o início de 2017 que a revista “Simplesmente Nós” é publicada de três em três meses na Alemanha. Cada colaborador da ALDI na Alemanha recebe o seu próprio exemplar. Ficou curioso? Dê uma olhadela connosco:

Os protagonistas: a equipa em destaque

Quem está por detrás do sucesso do ALDI Nord? Na secção Protagonistas, nas primeiras duas páginas de cada edição, apresentamos um colaborador da ALDI e os seus colegas. Como convém a qualquer protagonista, este pode ser encontrado logo no início da revista. E connosco ele tem a última palavra! Por fim, na rubrica “Fim de expediente”, o Protagonista revela-nos como passa os seus tempos livres.

Protagonistas na revista para colaboradores

Os colaboradores ALDI descobrem o “Nós”

Na maior parte das vezes, o dia-a-dia no trabalho quase não nos dá tempo para visitar uma loja de uma sociedade regional, no país ou no estrangeiro. As rubricas “ALDI Regional” e “ALDI Internacional” permitem dar uma vista de olhos ao que se faz noutras paragens: aqui damos conta, por exemplo, do 40.º aniversário da ALDI Dinamarca, ou mostramos como outras lojas na Alemanha lidam com a remodelação. Na rúbrica “Placar” apresentamos os nossos colegas, desde o formando ao diretor regional de vendas.

Rubrica "ALDI Regional" na revista para colaboradores

Formato participativo: estar no centro da questão em vez de estar só a assistir

Os colaboradores podem não só ler a “Simplesmente Nós”, como também contribuir ativamente. Podem, por exemplo, candidatar-se a Protagonista ou apresentar o seu produto favorito. Particularmente empolgante: a rubrica “Encontros”. Aqui, um colaborador da ALDI muda de posto de trabalho por um dia e segue todos os passos de um colega de uma secção completamente diferente. Assim se conhecem pessoalmente os colaboradores ALDI que de outro modo nunca se encontrariam. Para os leitores da revista, estas experiências também ajudam a desenvolver uma melhor compreensão mútua e um sentimento de conjunto.Rubrica "Encontros" na revista para colaboradores

“Sim senhor, graças à revista ficamos com uma ideia de áreas completamente diferentes!”

Vendedora, ALDI Beverstedt

Sustentabilidade: tem lugar garantido na revista

Por ser um tema tão central para o ALDI Nord Nord, a sustentabilidade é abordada em diversas secções da revista. Por isso, dedicamos uma página inteira ao tema “Sustentabilidade”. Informamos ainda os colaboradores do ALDI Nord – por exemplo, na secção “ALDI News” – por que razão eliminámos os sacos de plástico descartáveis ou introduzimos o rótulo „Para um maior Bem-Estar animal“ da Liga Alemã para a Proteção Animal (Deutscher Tierschutzbund).

Além disso: desde Abril de 2018 que a ALDI Bélgica também tem uma revista para os colaboradores, chamada “Vivaldi”.

Rubrica "Sustentabilidade" na revista para colaboradores
Conteúdos adicionais
Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Destaques
ALDI França: da região para a mesa

Em França muitos consumidores prestam atenção à origem dos produtos. Por isso, oferecemos aos nossos clientes um grande número de produtos franceses, bem como muitas especialidades regionais.

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.

Destaques
Passo a passo em direção a um maior bem-estar animal

Na Alemanha, o Departamento CR da ALDI Einkauf trabalha em diversos temas relacionados com o bem-estar animal. No ALDI Nord trabalhamos com uma equipa empenhada no sentido de, passo a passo, alcançar verdadeiros progressos.

Update 2018
Programa CR 2018
Temas principais
Mobilidade & Logística

Para que os nossos clientes possam encontrar diariamente produtos frescos e prateleiras cheias, as mercadorias são transportadas todos os dias dos nossos centros logísticos para as lojas.

Temas principais
Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

Os países ALDI Nord
Com a energia do sol – a ALDI Portugal

No Oeste da Europa Continental encontra-se a ALDI Portugal com 57 lojas. Aqui, o fotovoltaico e o empenho social assumem um papel muito importante.

Os países ALDI Nord
Sempre em movimento – a ALDI Holanda

Em 2017, a ALDI Holanda contribuiu muito para apoiar os seus clientes na promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Mas também a proteção ambiental e do clima assume um papel importante.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.