Frutas e legumes: sustentabilidade em grande escala

A nossa oferta de frutas e legumes torna-se cada vez mais sustentável. Mais concretamente, o quer isso dizer? Como conseguiremos alcançar melhorias sustentáveis na agricultura? Encontramos as respostas na Holanda, num projeto conjunto com fornecedores e produtores.

Tag

N

a área das frutas e legumes, a Holanda é um verdadeiro “Global Player”: este pequeno país exporta a sua produção agrícola para todo o mundo. Podemos encontrar frutas e legumes provenientes da Holanda nas prateleiras de 150 países. Na Holanda, em conjunto com fornecedores e produtores, estamos empenhados em tornar a produção agrícola convencional de frutas e legumes mais amiga do ambiente. O nosso parceiro é a Fundação MilieuKeur (SMK) e o seu selo de qualidade PlanetProof. A Fundação desenvolveu um selo de qualidade para produtos de agricultura convencional que se distinguem através de melhorias sustentáveis, seja na utilização de pesticidas, no controlo da poluição da água, na gestão dos solos ou na poupança de energia. A sustentabilidade chegará assim de forma alargada à agricultura. O nosso objetivo: o mais tardar até 2019, iremos identificar com o selo PlanetProof todas as frutas e legumes provenientes dos solos holandeses. Gijs Dröge, Diretor da SMK, congratula-se com esta iniciativa: “Este passo dá um considerável impulso para uma maior sustentabilidade na agricultura”.

Logótipo PlanetProof

2019 A nossa fruta e legumes (incluindo batatas) do solo holandês com selo de qualidade Milieukeur.

Um diálogo mais intenso e estreita cooperação

Uma coisa é certa: não é possível mudar os processos existentes na agricultura de um dia para o outro. Por esse motivo, ajudamos os produtores a pôr em prática as novas exigências Milieukeur. Desde outubro de 2017 que trabalhamos em conjunto com os nossos fornecedores, produtores e a Fundação SMK em torno de questões como os pesticidas, a água, a energia e os fertilizantes. A associação profissional holandesa GroentenFruitHuis também participa nos nossos intensos debates. Peter Verbaas, diretor da segurança alimentar e cadeia de abastecimento na GroentenFruitHuis, afirma: “É positivo que a ALDI dê este passo e, assim, leve em consideração os esforços dos produtores e os períodos de transição necessários”.

Logo no arranque do projeto, em outubro de 2017, realizámos dez workshops com 12 fornecedores e 150 produtores para esclarecer questões pendentes e estabelecer um calendário concreto para a transição.

O que se segue?

Em 2018, estão previstos mais workshops para acompanhar os produtores ao longo da transição. E, quem sabe, talvez o selo de qualidade PlanetProof esteja em breve a fazer escola fora da Holanda. Há muito que a Fundacão Milieukeur debate uma adaptação do sistema de certificação existente e uma possível expansão internacional. De qualquer forma, Eline Poels, Manager Corporate Responsibility na Holanda, já está preparada: “Por agora, vamos começar apenas com os produtores holandeses, pois o selo de qualidade é conhecido sobretudo aqui.”

Conteúdos adicionais
Destaques
O que distingue uma banana biológica?

Bio significa muito mais do que o logótipo verde e branco num produto. O termo representa sobretudo o dedicado compromisso dos produtores e fornecedores para com alimentos de alta qualidade e cultivados de forma ecológica.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Temas principais
Proteção do clima

Comprometemo-nos com a redução das consequências da nossa atividade comercial no clima. Em 2015, definimos o objetivo de agir em prol do clima na nossa Política CR.

Destaques
Descartar não é o caminho certo

É um objeto de culto: o saco de plástico do ALDI Nord. Contudo, perante as ilhas de plástico no mar, as praias cheias de lixo e os microplásticos no ambiente, está claro para nós que o saco de utilização única já deu o que tinha a dar.

Gestão
Sobre este Relatório

O presente relatório é o segundo Relatório de Sustentabilidade do grupo empresarial ALDI Nord no qual informamos os nossos stakeholders de forma transparente sobre os nossos principais objetivos e medidas sociais, ambientais e económicos.

Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Temas principais
Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.