Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar. Numa comparação internacional, alcançámos o terceiro lugar. E na Alemanha também nos saímos muito bem em comparação com as outras cadeias de supermercados.

Tag

E

m 2017, o ALDI Nord obteve o terceiro lugar na avaliação internacional “Business Benchmark on Farm Animal Welfare” (BBFAW). Desde 2012 que o ranking de compromisso com o bem-estar animal avalia 110 empresas do setor alimentar, entre as quais produtores, retalhistas, grossistas e restauração. O desempenho das empresas é avaliado com base em informações publicamente disponíveis. Em 2013/2014 ficámos em sexto lugar na avaliação. Desde então, subimos um lugar a cada ano que passa. Como é que conseguimos? Antes de mais, graças a uma expansão continuada do nosso compromisso com o bem-estar animal. As nossas Políticas de Compras de Bem-Estar Animal também desempenharam um papel. Estas trazem transparência à nossa organização e aos objetivos atingidos.

“O ALDI Nord dispõe de uma abrangente Política de Compra de Bem-Estar Animal e implementou processos claros na cadeia de abastecimento. Uma vez mais, a avaliação em 2017 melhorou muito em comparação com o ano anterior: isso deve-se principalmente a uma apresentação de relatórios mais transparente. Em alguns países do grupo empresarial, o ALDI Nord já introduziu compromissos muito abrangentes para a melhoria do bem-estar animal.”

Nicky Amos
Executive Director, BBFAW

Na Alemanha, as linhas diretrizes de proteção animal da cadeia de supermercados foram comparadas entre si pela primeira vez, em 2017, pela Fundação Albert Schweitzer. Para isso, a organização analisou todas as regras de proteção animal que foram publicadas e comprovou que as nossas diretrizes são as mais abrangentes da Alemanha. Entre os discounters, a ALDI convenceu pelo seu compromisso muito diversificado com o bem-estar animal. Daqui em diante, esta análise terá lugar de dois em dois anos.

Logo der Albert Schweitzer Stiftung für unsere Mitwelt

“Sem dúvida que a importância que o ALDI Nord atribui à proteção animal não tem parado de crescer. O estabelecimento de uma equipa própria neste domínio mostra isso mesmo. Mesmo que ainda haja alguma coisa por fazer, estamos no bom caminho e a um ritmo notável, consideradas as muitas e complexas tarefas.”

Mahi Klosterhalfen
Diretor da Função Albert Schweitzer e membro da direção da Compassion in World Farming

 

Os resultados mostram-nos que, com os nossos objetivos e medidas, estamos no caminho certo.

Conteúdos adicionais
Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Os países ALDI Nord
Feliz e muito sustentável – a ALDI Dinamarca

Os nossos clientes dinamarqueses valorizam muito os produtos locais e amigos do ambiente. A ALDI Dinamarca introduziu, em 2017, 32 novos artigos biológicos e aumentou consideravelmente a percentagem de artigos de pescado certificado.

Destaques
Parceria para uma pesca sustentável

Sem rodeios no que diz respeito à pesca: em 2017, a ALDI Polónia foi o parceiro oficial da campanha de aniversário do Marine Stewardship Council (MSC). Uma boa ocasião para informarmos sobre métodos de captura sustentáveis e o selo MSC.

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.

Update 2018
Programa CR 2018
Temas principais
Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Gestão
Relevância

Queremos saber quais os temas de sustentabilidade com maior relevância para os nossos stakeholders. Para o efeito, baseamo-nos nos resultados do nosso processo de análise de relevância.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.