Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar. Numa comparação internacional, alcançámos o terceiro lugar. E na Alemanha também nos saímos muito bem em comparação com as outras cadeias de supermercados.

Tag

E

m 2017, o ALDI Nord obteve o terceiro lugar na avaliação internacional “Business Benchmark on Farm Animal Welfare” (BBFAW). Desde 2012 que o ranking de compromisso com o bem-estar animal avalia 110 empresas do setor alimentar, entre as quais produtores, retalhistas, grossistas e restauração. O desempenho das empresas é avaliado com base em informações publicamente disponíveis. Em 2013/2014 ficámos em sexto lugar na avaliação. Desde então, subimos um lugar a cada ano que passa. Como é que conseguimos? Antes de mais, graças a uma expansão continuada do nosso compromisso com o bem-estar animal. As nossas Políticas de Compras de Bem-Estar Animal também desempenharam um papel. Estas trazem transparência à nossa organização e aos objetivos atingidos.

“O ALDI Nord dispõe de uma abrangente Política de Compra de Bem-Estar Animal e implementou processos claros na cadeia de abastecimento. Uma vez mais, a avaliação em 2017 melhorou muito em comparação com o ano anterior: isso deve-se principalmente a uma apresentação de relatórios mais transparente. Em alguns países do grupo empresarial, o ALDI Nord já introduziu compromissos muito abrangentes para a melhoria do bem-estar animal.”

Nicky Amos
Executive Director, BBFAW

Na Alemanha, as linhas diretrizes de proteção animal da cadeia de supermercados foram comparadas entre si pela primeira vez, em 2017, pela Fundação Albert Schweitzer. Para isso, a organização analisou todas as regras de proteção animal que foram publicadas e comprovou que as nossas diretrizes são as mais abrangentes da Alemanha. Entre os discounters, a ALDI convenceu pelo seu compromisso muito diversificado com o bem-estar animal. Daqui em diante, esta análise terá lugar de dois em dois anos.

Logo der Albert Schweitzer Stiftung für unsere Mitwelt

“Sem dúvida que a importância que o ALDI Nord atribui à proteção animal não tem parado de crescer. O estabelecimento de uma equipa própria neste domínio mostra isso mesmo. Mesmo que ainda haja alguma coisa por fazer, estamos no bom caminho e a um ritmo notável, consideradas as muitas e complexas tarefas.”

Mahi Klosterhalfen
Diretor da Função Albert Schweitzer e membro da direção da Compassion in World Farming

 

Os resultados mostram-nos que, com os nossos objetivos e medidas, estamos no caminho certo.

Conteúdos adicionais
Os países ALDI Nord
Feliz e muito sustentável – a ALDI Dinamarca

Os nossos clientes dinamarqueses valorizam muito os produtos locais e amigos do ambiente. A ALDI Dinamarca introduziu, em 2017, 32 novos artigos biológicos e aumentou consideravelmente a percentagem de artigos de pescado certificado.

Os países ALDI Nord
Para mais diversidade verde nas prateleiras – a ALDI Polónia

Seja certificado Fairtrade ou MSC, nas lojas da ALDI Polónia os clientes encontram uma oferta cada vez maior de produtos mais sustentáveis. Todas as 124 lojas já foram amplamente modernizadas.

Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Destaques
OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

Nós levamos a sério as preocupações dos nossos clientes em relação aos OGMs, excluímos a utilização de ingredientes geneticamente modificados nos nossos bens alimentares e facilitamos a orientação através de uma rotulagem transparente.

Destaques
Somos todos ouvidos: a ALDI Espanha aposta no diálogo

As expectativas dos clientes são cada vez mais complexas. Como reagir? Com mais comunicação! A ALDI Espanha mostra como se faz.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Gestão
Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

Gestão
Organização

O grupo empresarial ALDI Nord aposta, desde sempre, num princípio comprovado: estruturas claras e descentralizadas com tomadas de decisão diretas. Isto aplica-se também à área de CR.