Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico, o que perfaz cerca de oito mil milhões de quilos de plástico por ano. Através dos raios UV e das ondas, este plástico é reduzido a pequenas partículas, que vão transformando os nossos oceanos numa sopa de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno: com informação, medidas educativas e soluções inovadoras. E nós apoiamos essa missão!

 

Tag

Dar o nosso contributo na luta contra o problema mundial do lixo plástico – foi essa a nossa motivação ao, em 2017, pormos fim à venda de sacos de plástico descartáveis no ALDI Nord. Estes sacos desaparecerão gradualmente das nossas lojas até ao final de 2018. Atualmente, está em curso a transição para o saco reutilizável. Uma vez que demora um certo tempo até que os sacos de plástico sejam retirados do mercado, na Holanda aumentou-se o preço dos sacos descartáveis – de 15 para 25 cêntimos. A maior parte das receitas adicionais é doada à Plastic Soup Foundation.

“As gerações futuras deverão poder viver num ambiente limpo e saudável. Com o seu novo programa de formação, a Plastic Soup Foundation ensina as crianças, de forma lúdica, quão importante é a proteção dos nossos mares e oceanos.”

Nadie Winde
Manager Corporate Responsibility na Holanda

Programa de formação numa turma de escola primária
Materiais de ensino da Plastic Soup Foundation
Logótipo Plastic Soup Foundation

Através deste apoio financeiro, a Fundação publicou, em 2018, um programa de formação gratuito para as escolas primárias. O programa consiste numa “Plastic Soup Box“ com materiais didáticos empolgantes sobre lixo plástico. Além disso, as escolas recebem uma edição especial do jornal infantil “Kidsweek“ e acesso a uma plataforma online com aulas digitais, vídeos e jogos. Através deste novo programa de formação, a Plastic Soup Foudation espera informar dez mil crianças sobre a problemática do lixo plástico.

Conteúdos adicionais
Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Destaques
Descartar não é o caminho certo

É um objeto de culto: o saco de plástico do ALDI Nord. Contudo, perante as ilhas de plástico no mar, as praias cheias de lixo e os microplásticos no ambiente, está claro para nós que o saco de utilização única já deu o que tinha a dar.

Destaques
Frutas e legumes: sustentabilidade em grande escala

Como conseguiremos alcançar melhorias sustentáveis no cultivo de frutas e legumes? Encontramos as respostas na Holanda, num projeto conjunto com fornecedores e produtores.

Destaques
Entre!

Algo mudou: as nossas lojas modernizadas são luminosas e agradáveis, com mais espaço, novas cores e a clara disposição dos produtos torna a orientação ainda mais fácil.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.