Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico, o que perfaz cerca de oito mil milhões de quilos de plástico por ano. Através dos raios UV e das ondas, este plástico é reduzido a pequenas partículas, que vão transformando os nossos oceanos numa sopa de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno: com informação, medidas educativas e soluções inovadoras. E nós apoiamos essa missão!

 

Tag

Dar o nosso contributo na luta contra o problema mundial do lixo plástico – foi essa a nossa motivação ao, em 2017, pormos fim à venda de sacos de plástico descartáveis no ALDI Nord. Estes sacos desaparecerão gradualmente das nossas lojas até ao final de 2018. Atualmente, está em curso a transição para o saco reutilizável. Uma vez que demora um certo tempo até que os sacos de plástico sejam retirados do mercado, na Holanda aumentou-se o preço dos sacos descartáveis – de 15 para 25 cêntimos. A maior parte das receitas adicionais é doada à Plastic Soup Foundation.

“As gerações futuras deverão poder viver num ambiente limpo e saudável. Com o seu novo programa de formação, a Plastic Soup Foundation ensina as crianças, de forma lúdica, quão importante é a proteção dos nossos mares e oceanos.”

Nadie Winde
Manager Corporate Responsibility na Holanda

Programa de formação numa turma de escola primária
Materiais de ensino da Plastic Soup Foundation
Logótipo Plastic Soup Foundation

Através deste apoio financeiro, a Fundação publicou, em 2018, um programa de formação gratuito para as escolas primárias. O programa consiste numa “Plastic Soup Box“ com materiais didáticos empolgantes sobre lixo plástico. Além disso, as escolas recebem uma edição especial do jornal infantil “Kidsweek“ e acesso a uma plataforma online com aulas digitais, vídeos e jogos. Através deste novo programa de formação, a Plastic Soup Foudation espera informar dez mil crianças sobre a problemática do lixo plástico.

Conteúdos adicionais
Temas principais
Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

Temas principais
Mobilidade & Logística

Para que os nossos clientes possam encontrar diariamente produtos frescos e prateleiras cheias, as mercadorias são transportadas todos os dias dos nossos centros logísticos para as lojas.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Temas principais
Embalagens & Economia Circular

As embalagens são indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade do produto. Por isso, apostamos em materiais reciclados e em sistemas reutilizáveis.

Gestão
Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Os países ALDI Nord
Sempre em movimento – a ALDI Holanda

Em 2017, a ALDI Holanda contribuiu muito para apoiar os seus clientes na promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Mas também a proteção ambiental e do clima assume um papel importante.

Destaques
De onde vêm as barrinhas de peixe?

Cada vez mais pessoas se perguntam de onde vêm os nossos produtos de pescado. E cada vez mais a resposta é: da pesca sustentável. É isto que indica, por exemplo, o selo azul MSC, que se encontra em muitas embalagens.