De onde vêm as barrinhas de peixe?

Cada vez mais pessoas se perguntam o mesmo. E cada vez mais a resposta é: da pesca sustentável. É isto que indica, por exemplo, o selo azul do Marine Stewardship Council (MSC), que se encontra em muitas embalagens. Um sinal de que as coisas estão a mudar na pesca.

Tag

Hoje em dia, em muitas arcas frigoríficas já se encontra peixe sustentável certificado. É importante, pois continua a haver muitos desafios na pesca. Uma razão que o explica são as grandes quantidades capturadas todos anos: da captura selvagem são mais de 90 milhões de toneladas; na aquicultura mais de 70 milhões de toneladas. Muitas populações naturais de peixes estão ameaçadas pela sobrepesca, métodos de captura ilegais e a poluição ambiental. Cerca de 30% das espécies sofrem de sobrepesca (fonte: WWF).

Ainda assim, o consumo de peixe continua a aumentar em todo o mundo. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura estima que até 2026 se verifique um aumento de 19% face aos valores de 2014-2016 (fonte: FAO). Para responder à procura, a pesca e a aquicultura têm que mudar. Para tal, é necessária a cooperação entre as Nações Unidas, a UE, organizações como a Marine Stewardship Council (MSC) e comerciantes como o ALDI Nord.

No futuro, os clientes devem poder continuar a comprar barrinhas de Escamudo-do-Alasca nas nossas lojas de consciência tranquila. Por isso mesmo, estamos a tornar a nossa cadeia de abastecimento de marisco e pescado cada vez mais sustentável. Por exemplo, juntamente com parceiros como a MSC, estamos a promover a pesca sustentável e retiramos do sortido produtos de espécies particularmente ameaçadas.

Congeladores verticais com produtos de pescado

“Para proteger as populações de peixes em todo o mundo, é imprescindível que cada vez mais pescarias passem a ser sustentáveis. O comércio assume um papel-chave no processo: se houver mais produtos provenientes da pesca sustentável no sortido, para o consumidor passa a ser mais fácil fazer opções de compra mais amigas do ambiente.”

Stefanie Kirse
Diretora do gabinete Alemanha/Áustria/Suíça do Marine Stewardship Council

Todos a bordo: regras de compra uniformes

Através da nossa Política Internacional de Compra de Pescado, teremos em 2018 normas mínimas comuns para a aquisição de peixe e marisco em todos os países nos quais opera o ALDI Nord como retalhista alimentar. Desta forma, será possível fazer uma transição rigorosa do nosso sortido para produtos sustentáveis.

Há muitos anos que defendemos a pesca sustentável. Consulte aqui os nossos marcos históricos:

Percentagem de artigos de pescado certificados em todo o grupo empresarial

2018

Será publicada a nossa Política Internacional de Compra de Pescado! Quando estiver publicada, poderá consultar a Política de Compra.

Examinámos à lupa todos os aspetos relevantes relacionados com a sustentabilidade dos nossos sortidos de pescado e apostamos em produtos com certificação MSC, Aquaculture Stewardship Council (ASC), GLOBALG.A.P. ou com o logótipo EU-Bio. Sobretudo naqueles países que ainda não adotaram uma Política Nacional de Compra de Pescado, esta política será a nova norma.

2017

É publicada a Política Nacional de Compra de Pescado na Dinamarca. Esta abrange também artigos de marca. Na ALDI Bélgica é publicada uma nova edição da Política Nacional de Compra de Pescado. Em 2017, na Alemanha e Dinamarca atingimos os objetivos autoimpostos nas Políticas Nacionais de Compra. Estes incluem:

  • Todo o peixe de captura selvagem tem certificação MSC, incluindo produtos do sortido permanente e sazonal, peixe fresco e produtos ultracongelados.
  • 100% dos produtos da aquicultura têm certificação ASC, Bio ou GLOBALG.A.P. Tal aplica-se aos artigos do sortido permanente e sazonal, ao peixe fresco, produtos refrigerados, congelados e conservas.
Imagem do produto Douradinhos

2016

Em Portugal, é publicada a Política Nacional de Compra de Pescado. Além disso, estipula-se que, até 2018, 100% do bacalhau comprado – uma especialidade em Portugal – deve ter certificação MSC.

Na Alemanha, é feita uma revisão profunda da nossa Política Nacional de Compra de Pescado.

2015

Na ALDI Holanda, entra em vigor uma nova Política Nacional de Compra de Pescado

2011

Assim começa tudo: no ALDI Nord, na Alemanha, é publicada pela primeira vez uma Política Nacional de Compra de Pescado. Este é o ponto de partida das nossas atividades.

Capa da Política Nacional de Compra de Pescado

A que devemos prestar atenção?

O nosso selo de pescado na embalagem ajuda-o a tomar uma decisão consciente. Entre outras coisas, informa-o de que espécie de peixe se trata exatamente, se se trata de captura selvagem ou de aquicultura, bem como sobre a arte de pesca, zona e período de pesca. Além disso, nas suas compras pode reparar nos seguintes selos ou, no caso da Alemanha, utilizar o ALDI Transparency Code (ATC).

Os selos mais importantes

Aquaculture Stewardship Council (ASC):
O Aquaculture Stewardship Council (ASC) é uma organização independente sem fins lucrativos e de influência global. Foi fundada em 2010 pelo World Wide Fund for Nature (WWF) e pela Sustainable Trade Initiative (IDH). O ASC tem como objetivo tornar a aquicultura mais sustentável e representa uma norma para uma aquicultura responsável em termos ambientais e sociais.

Logótipo EU-Bio:
Todos os produtos de peixe e marisco com o selo biológico foram produzidos e controlados de acordo com as disposições legais da UE. O selo biológico representa, entre outros, um controlo da qualidade da água, o respeito pelo habitat marinho e rações com certificação biológica.

GLOBALG.A.P.:
A GLOBALG.A.P. é uma organização privada que desde os finais dos anos 90 define ao nível mundial normas voluntárias para certificação de produtos agrícolas. No setor das pescas, esta norma serve para certificar produtos de aquicultura.

Marine Stewardship Council (MSC):
O Marine Stewardship Council (MSC) é uma organização sem fins lucrativos que gere o selo internacionalmente reconhecido MSC para pescado de captura selvagem sustentável. Para obter o selo MSC, a pescaria tem de passar uma avaliação conforme a norma ambiental MSC e cumprir a mesma.

“O nosso objetivo é que, até 2020, 20% das capturas mundiais sejam provenientes de pescarias certificadas pelo MSC ou em processo de avaliação MSC. Para que tal seja possível, é necessário que o mercado, a proteção ambiental e o setor das pescas colaborem de forma estreita. Só se a oferta de produtos da pesca for mais sustentável no seu todo será possível recuperar as populações ameaçadas e o equilíbrio do ecossistema marinho.”

Nicolas Guichoux
Global Commercial Director, Marine Stewardship Council

Conteúdos adicionais
Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Os países ALDI Nord
Palavras claras em termos de sustentabilidade: em diálogo com a ALDI Espanha

Seja na moderna página web, com campanhas fortes de comunicação, ou nas redes sociais: na ALDI Espanha, o diálogo com os clientes e outras partes interessadas faz parte. Também os temas ambientais são tidos em conta.

Destaques
Parceria para uma pesca sustentável

Sem rodeios no que diz respeito à pesca: em 2017, a ALDI Polónia foi o parceiro oficial da campanha de aniversário do Marine Stewardship Council (MSC). Uma boa ocasião para informarmos sobre métodos de captura sustentáveis e o selo MSC.

Os países ALDI Nord
Feliz e muito sustentável – a ALDI Dinamarca

Os nossos clientes dinamarqueses valorizam muito os produtos locais e amigos do ambiente. A ALDI Dinamarca introduziu, em 2017, 32 novos artigos biológicos e aumentou consideravelmente a percentagem de artigos de pescado certificado.

Temas principais
Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

Destaques
Os juízes da fruta e dos legumes em ação

Juízes que avaliam maçãs e pepinos? Existem mesmo! Os peritos em frescos contribuem para corresponder às elevadas expectativas dos nossos clientes.

Destaques
ALDI CR-Support em Hong Kong - Os locais de produção em análise

Muitos dos produtos Non-Food distribuídos pelo ALDI são produzidos na Ásia. A equipa da ALDI CR-Support Ltd. em Hong Kong verifica as normas laborais e sociais dos locais de produção.

Os países ALDI Nord
Sempre em movimento – a ALDI Holanda

Em 2017, a ALDI Holanda contribuiu muito para apoiar os seus clientes na promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Mas também a proteção ambiental e do clima assume um papel importante.

Destaques
Entre!

Algo mudou: as nossas lojas modernizadas são luminosas e agradáveis, com mais espaço, novas cores e a clara disposição dos produtos torna a orientação ainda mais fácil.