Os juízes da fruta e dos legumes em ação

Juízes que avaliam maçãs e pepinos? Existem mesmo! Na Bélgica estamos a formar colaboradores de armazém para se tornarem “juízes da fruta e dos legumes”. Enquanto peritos em frescos, contribuem para corresponder às elevadas expectativas dos nossos clientes.

Tag

À primeira vista, os rábanos nas grandes caixas verdes parecem frescos e saborosos. Mas será que o são mesmo? Para descobrir se assim é, os colaboradores têm que olhar com atenção para os produtos quando estes chegam aos centros logísticos. O estado de maturação é o certo? Os legumes estão danificados? As folhas estão estaladiças e verdes? Para que os colegas responsáveis pelas frutas e legumes consigam avaliar com critério como se fossem peritos externos, introduzimos, em 2017, na Bélgica, um modelo de formação. Objetivo: aumentar o entusiasmo pela qualidade e frescura e aprofundar conhecimentos. Após uma formação inicial de quatro dias, os colaboradores participam mais tarde noutras formações.

O processo de qualidade do ALDI Nord, contudo, não começa com a entrada dos produtos no centro logístico. Os trabalhadores do departamento de compras colocam, logo à partida, exigências claras aos nossos fornecedores. Por exemplo, no que respeita às uvas: desde a sua composição até ao teor de açúcar, passando pela temperatura a que são fornecidas, tudo é definido de forma precisa. Além disso, exigimos dos fornecedores de fruta e legumes uma chamada avaliação social. Desta forma, sensibilizamos os produtores para as boas normas laborais.

Quando o produto chega à loja, os colaboradores levam a cabo mais um controlo de qualidade. Em cada sociedade regional há dois especialistas em fruta e legumes, que asseguram que os colaboradores nas lojas são autênticos profissionais da frescura. Estes especialistas formam os colegas na área do controlo de qualidade. No futuro, colaboradores especialmente formados em frutas e legumes são os responsáveis pelo controlo da fruta e legumes fornecidos. Para tal, em 2018 realizaremos formações abrangentes.

“As frutas e os legumes têm que ser frescos e estaladiços. Para nós, isso é tão importante como para o cliente”, afirma Kilian De Geyter, Comprador Central na Bélgica. ”Com as formações de juízes das frutas e dos legumes, a ALDI Bélgica colocou este tema ainda mais no centro das atenções dos colaboradores.”

Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Conteúdos adicionais
Destaques
Bem-Estar Animal num discounter – uma contradição?

Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Dedicamo-nos de forma incansável à questão do bem-estar animal, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações.

Destaques
Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Destaques
Passo a passo em direção a um maior bem-estar animal

Na Alemanha, o Departamento CR da ALDI Einkauf trabalha em diversos temas relacionados com o bem-estar animal. No ALDI Nord trabalhamos com uma equipa empenhada no sentido de, passo a passo, alcançar verdadeiros progressos.

Destaques
OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

Nós levamos a sério as preocupações dos nossos clientes em relação aos OGMs, excluímos a utilização de ingredientes geneticamente modificados nos nossos bens alimentares e facilitamos a orientação através de uma rotulagem transparente.

Destaques
Frutas e legumes: sustentabilidade em grande escala

Como conseguiremos alcançar melhorias sustentáveis no cultivo de frutas e legumes? Encontramos as respostas na Holanda, num projeto conjunto com fornecedores e produtores.

Temas principais
Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

Gestão
Stakeholders & Redes

Através do diálogo com os nossos stakeholders, recebemos impulsos para o nosso trabalho de CR. Encontramo-nos em diálogo com clientes, colaboradores, ONGs, iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, bem como representantes das entidades patronais e sindicatos.

Gestão
Sobre este Relatório

O presente relatório é o segundo Relatório de Sustentabilidade do grupo empresarial ALDI Nord no qual informamos os nossos stakeholders de forma transparente sobre os nossos principais objetivos e medidas sociais, ambientais e económicos.

Destaques
Parceria para uma pesca sustentável

Sem rodeios no que diz respeito à pesca: em 2017, a ALDI Polónia foi o parceiro oficial da campanha de aniversário do Marine Stewardship Council (MSC). Uma boa ocasião para informarmos sobre métodos de captura sustentáveis e o selo MSC.