Os juízes da fruta e dos legumes em ação

Juízes que avaliam maçãs e pepinos? Existem mesmo! Na Bélgica estamos a formar colaboradores de armazém para se tornarem “juízes da fruta e dos legumes”. Enquanto peritos em frescos, contribuem para corresponder às elevadas expectativas dos nossos clientes.

Tag

À primeira vista, os rábanos nas grandes caixas verdes parecem frescos e saborosos. Mas será que o são mesmo? Para descobrir se assim é, os colaboradores têm que olhar com atenção para os produtos quando estes chegam aos centros logísticos. O estado de maturação é o certo? Os legumes estão danificados? As folhas estão estaladiças e verdes? Para que os colegas responsáveis pelas frutas e legumes consigam avaliar com critério como se fossem peritos externos, introduzimos, em 2017, na Bélgica, um modelo de formação. Objetivo: aumentar o entusiasmo pela qualidade e frescura e aprofundar conhecimentos. Após uma formação inicial de quatro dias, os colaboradores participam mais tarde noutras formações.

O processo de qualidade do ALDI Nord, contudo, não começa com a entrada dos produtos no centro logístico. Os trabalhadores do departamento de compras colocam, logo à partida, exigências claras aos nossos fornecedores. Por exemplo, no que respeita às uvas: desde a sua composição até ao teor de açúcar, passando pela temperatura a que são fornecidas, tudo é definido de forma precisa. Além disso, exigimos dos fornecedores de fruta e legumes uma chamada avaliação social. Desta forma, sensibilizamos os produtores para as boas normas laborais.

Quando o produto chega à loja, os colaboradores levam a cabo mais um controlo de qualidade. Em cada sociedade regional há dois especialistas em fruta e legumes, que asseguram que os colaboradores nas lojas são autênticos profissionais da frescura. Estes especialistas formam os colegas na área do controlo de qualidade. No futuro, colaboradores especialmente formados em frutas e legumes são os responsáveis pelo controlo da fruta e legumes fornecidos. Para tal, em 2018 realizaremos formações abrangentes.

“As frutas e os legumes têm que ser frescos e estaladiços. Para nós, isso é tão importante como para o cliente”, afirma Kilian De Geyter, Comprador Central na Bélgica. ”Com as formações de juízes das frutas e dos legumes, a ALDI Bélgica colocou este tema ainda mais no centro das atenções dos colaboradores.”

Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Inspetores de qualidade controlam legumes no centro logístico
Conteúdos adicionais
Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Temas principais
Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

Temas principais
Proteção do clima

Comprometemo-nos com a redução das consequências da nossa atividade comercial no clima. Em 2015, definimos o objetivo de agir em prol do clima na nossa Política CR.

Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Frutas e legumes: sustentabilidade em grande escala

Como conseguiremos alcançar melhorias sustentáveis no cultivo de frutas e legumes? Encontramos as respostas na Holanda, num projeto conjunto com fornecedores e produtores.

Gestão
Relevância

Queremos saber quais os temas de sustentabilidade com maior relevância para os nossos stakeholders. Para o efeito, baseamo-nos nos resultados do nosso processo de análise de relevância.