17 objetivos para um mundo melhor

Ao aprovarem, em setembro de 2015, a “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, as Nações Unidas (United Nations – UN) não se propuseram a uma tarefa nada fácil. A Agenda contém 17 Objetivos de Sustentabilidade, através dos quais poderão ser solucionados os desafios mais urgentes da Humanidade como: a luta contra a pobreza e a fome, a redução das desigualdades e o combate às alterações climáticas. Para atingir estes objetivos, temos de trabalhar todos em conjunto.

Tag

E

ste apelo também se aplica às empresas, para que também elas deem o seu contributo para alcançar os objetivos de sustentabilidade da ONU – os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou simplesmente ODS. Muitos dos temas abordados pelos ODS são muito importantes para o ALDI Nord – como a promoção de um modelo de produção e consumo mais responsáveis. As nossas decisões têm efeitos ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, realizamos as nossas atividades em matéria de sustentabilidade em qualquer lugar, sempre que podemos obter melhorias. Para ver de que forma damos um contributo para os ODS ao longo da nossa cadeia de valor, basta clicar no gráfico abaixo.

1. Compras, Qualidade e Corporate Responsibility (CR)

Definição das exigências relativas à sustentabilidade pelo ALDI Nord em relação aos fornecedores e aos seus locais de produção

ODS 8: Trabalho digno e crescimento económico
  • Meta: promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Esperamos que os nossos fornecedores assegurem condições de trabalho justas, diretamente e também nos seus parceiros comerciais. As nossas exigências relativamente à cadeia de  abastecimento e aos produtos, são estabelecidas, entre outros, na Política de Compra. Obrigamo-nos, a nós e aos nossos fornecedores, a respeitar o Código de Conduta amfori BSCI. Neste código estão consagrados onze direitos laborais centrais, entre outros, o direito à segurança no trabalho, a uma remuneração correta, bem como a exclusão de discriminação, trabalho infantil ou forçado. O respeito do Código de Conduta é verificado e avaliado por meio de auditorias nos locais. Nos produtores de fruta e legumes, avaliamos as suas práticas sociais através do instrumento de avaliação GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice (GRASP) da norma GLOBALG.A.P. Este instrumento abrange a segurança e saúde no trabalho e as preocupações sociais dos trabalhadores das explorações agrícolas.

Promovemos a melhoria constante da segurança e saúde no trabalho nas explorações e nos locais de produção através dos nossos programas, por exemplo como aquele que foi lançado em 2013, o ALDI Factory Advancement (AFA) Projects, para os locais de produção da indústria do vestuário no Bangladeche. A assinatura do acordo sobre proteção contra incêndios e segurança dos edifícios no Bangladeche (Accord on Fire and Building Safety in Bangladeche) foi um passo importante e decisivo para melhorar a segurança dos trabalhadores na indústria têxtil no Bangladeche. Também nos estabelecemos em Hong Kong, para a partir de ali verificarmos, em conjunto com os fornecedores, o respeito pelos nossos exigentes padrões. No quadro do ALDI Social Assessments (ASA) desde 2017 que visitamos, conjuntamente com os nossos fornecedores, os locais de produção utilizados no terreno. Desta forma conseguimos ver de que modo as nossas exigências são aplicadas na cadeia de abastecimento.

ODS 12: Produção e consumo sustentáveis
  • Meta: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Enquanto retalhista de produtos alimentares, conseguimos ajudar a dar forma a padrões de consumo e de produção responsáveis. Definimos como objetivo possibilitar aos nossos clientes um consumo consciente. Através da grande quantidade de marcas próprias, conseguimos ter uma influência determinante e podemos aplicar a sustentabilidade diretamente nos produtos. Adaptamos o nosso sortido, recorrendo, quando sensato e possível, a matérias-primas sustentáveis. As nossas Políticas de Compra e demais programas permitem-nos atuar indiretamente nos processos a montante junto dos subfornecedores ou produtores. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento deste objetivo de sustentabilidade. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para o peixe, a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.

ODS 14: Proteger a vida marinha
  • Meta: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Muitas populações de peixes naturais estão ameaçadas pela sobrepesca, métodos de captura ilegais e a poluição ambiental. Para que as populações de peixe sejam protegidas e se consiga satisfazer a procura de produtos alimentares à base de peixe, tanto a pesca como a aquicultura deverão ser alteradas. Através das nossas marcas próprias, pretendemos assegurar uma gestão mais sustentável do pescado e do marisco ao longo de toda a cadeia de produção e de abastecimento. O departamento CR analisa, conjuntamente com o de Compras, a totalidade do sortido de peixe segundo determinados critérios, como o método e o local de captura, bem como a atual situação das existências da respetiva espécie. Em 2018 pretendemos complementar as nossas já existentes Políticas Nacionais de Compra de peixe com uma Política de Compra Internacional, que defina objetivos vinculativos para todo o grupo empresarial.

ODS 15: Proteger a vida terrestre
  • Meta: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Estamos empenhados na conservação da biodiversidade e na gestão sustentável das florestas. Assumimos uma corresponsabilidade, ao longo de toda a cadeia de valor, pela produção mais sustentável de matérias-primas. Para isso, dirigimos exigências claras aos nossos fornecedores e mantemo-las nas Políticas de Compra para matérias-primas específicas. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento do ODS 15. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra Internacional para a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.

Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.

ODS 17: Parcerias para a implementação dos objetivos
  • Meta: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos, são necessárias parcerias sólidas. Na condição de retalhista de bens alimentares, o grupo empresarial ALDI Nord exerce influência na cadeia de abastecimento global através do seu sortido. Em conjunto com os nossos fornecedores, trabalhamos para condições de trabalho justas e seguras, e para métodos de produção e de cultivo sustentáveis em termos ecológicos. Participamos em múltiplas iniciativas setoriais e multilaterais para a gestão dos desafios mais abrangentes: estamos envolvidos em debates a diferentes níveis com atores da sociedade – nacionais e internacionais, na condição de membro ou na sua gestão ativa. Através deste diálogo direto com as organizações não-governamentais (Non-Governmental Organisations – NGOs), os representantes dos consumidores, os media, assim como com peritos da área da ciência, da investigação e da política, recolhemos informações muito valiosas, que enriquecem a nossa CR.

2. Cultivo e Produção

ODS 2: Erradicar a fome
  • Meta: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

As nossas Políticas de Compra e demais programas permitem-nos atuar indiretamente nos processos a montante junto dos subfornecedores ou produtores. Adaptamos o nosso sortido, recorrendo, quando sensato e possível, a matérias-primas sustentáveis e assim promovemos uma agricultura sustentável. As nossas Políticas de Compra Internacionais para o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento deste objetivo de sustentabilidade. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para o peixe, a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.

Nos países de origem dos nossos produtos, empenhamo-nos na melhoria das condições de vida dos pequenos agricultores e das suas famílias. É com esse fim que organizamos formações e workshops para pequenos agricultores:

  • Cacau: desde 2015 que participamos no projeto PRO-PLANTEURS na Costa do Marfim, para a melhoria das condições de trabalho e de vida dos agricultores de cacau.
  • Café: em conjunto com a Fundação Hanns R. Neumann trabalhamos desde março de 2017, na Colômbia, para uma produção de café mais sustentável. No decorrer do projeto, durante dois anos, serão apoiados 800 pequenos agricultores: através de formações e workshops sobre métodos agrícolas sustentáveis, formas melhoradas de processamento do café, gestão profissional das quintas e planeamento operacional.
  • Óleo de Palma: até 2019, planeamos dar formação a mais de 2000 pequenos agricultores na Costa do Marfim. Além disso, serão certificados segundo os critérios da Mesa Redonda para um Óleo de Palma Sustentável (Roundtable on Sustainable Palm Oil – RSPO). O projeto é acompanhado no terreno pela organização não-governamental (Non-Governmental Organisation – NGO) Solidaridad International, que promove uma cadeia de abastecimento mais sustentável.

Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.

ODS 6: Água potável e saneamento
  • Meta: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Nalguns países a disponibilidade de água potável é um grande desafio. Com um compromisso voluntário (Compromisso Detox da ALDI), desde 2015 que apoiamos os objetivos da Campanha-Detox da Greenpeace. Comprometemo-nos assim a prescindir, até 2020, de certos químicos, utilizados especialmente na produção em fase húmida de têxteis e de calçado. Pretendemos assim evitar a contaminação das pessoas e do ambiente, sobretudo das águas subterrâneas, através de processos de produção com químicos na indústria têxtil e do calçado. No início de 2017 aderimos à iniciativa amfori BEPI (Business Environmental Performance Initiative). O seu objetivo é impulsionar a proteção do ambiente na cadeia de abastecimento – através de, entre outros, processos de produção que utilizam muitos químicos.

Do mesmo modo, no quadro do Projeto ALDI Factory Advancement (AFA), lançado em 2013, para os locais de produção da indústria têxtil no Bangladeche, a gestão da água também tem um papel importante. Trabalhamos em conjunto com os locais de produção para melhorar o abastecimento de água potável e a higiene das instalações sanitárias. Procuramos também sensibilizar para uma gestão responsável do recurso água.

ODS 8: Trabalho digno e crescimento económico
  • Meta: Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

Esperamos que os nossos fornecedores assegurem condições de trabalho justas, diretamente e também nos seus parceiros comerciais. As nossas exigências relativamente à cadeia de abastecimento e aos produtos, são estabelecidas, entre outros, na Política de Compra. Obrigamo-nos, a nós e aos nossos fornecedores, a respeitar o Código de Conduta amfori BSCI. Neste código estão consagrados onze direitos laborais centrais, entre outros, o direito à segurança no trabalho, a uma remuneração correta, bem como a exclusão de discriminação, trabalho infantil ou forçado. O respeito do Código de Conduta é verificado e avaliado por meio de auditorias nos locais. Nos produtores de fruta e legumes, avaliamos as suas práticas sociais através do instrumento de avaliação GLOBALG.A.P. Risk Assessment on Social Practice (GRASP) da norma GLOBALG.A.P. Este instrumento abrange a segurança e saúde no trabalho e as preocupações sociais dos trabalhadores das explorações agrícolas.

Promovemos a melhoria constante da segurança e saúde no trabalho nas explorações e nos locais de produção através dos nossos programas, por exemplo como aquele que foi lançado em 2013, o ALDI Factory Advancement (AFA) Project, para os locais de produção da indústria do vestuário no Bangladeche. A assinatura do acordo sobre proteção contra incêndios e segurança dos edifícios no Bangladeche (Accord on Fire and Building Safety in Bangladeche) foi um passo importante e decisivo para melhorar a segurança dos trabalhadores na indústria têxtil no Bangladeche. Também nos estabelecemos em Hong Kong, para a partir dali verificarmos, em conjunto com os fornecedores, o respeito pelos nossos exigentes padrões. No quadro do ALDI Social Assessments (ASA) desde 2017 que visitamos, em conjunto com os nossos fornecedores, os locais de produção utilizados no terreno. Desta forma, conseguimos ver de que modo as nossas exigências são aplicadas na cadeia de abastecimento.

ODS 12: Produção e consumo sustentáveis
  • Meta: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Enquanto retalhista de produtos alimentares, conseguimos ajudar a dar forma a padrões de consumo e de produção responsáveis. Definimos como objetivo possibilitar aos nossos clientes um consumo consciente. Para tal, alargamos continuamente o nosso sortido introduzindo produtos mais sustentáveis, ao mesmo tempo que promovemos uma gestão responsável dos bens alimentares (ver também o nível de criação de valor „Lojas e Colaboradores“). Numa primeira fase, porém, analisamos os nossos próprios processos. Neste nível de criação de valor, a redução dos resíduos tem para nós, enquanto retalhista, um papel central. Para as nossas embalagens apostamos em materiais recicláveis -tal como nas embalagens exteriores da fruta e dos legumes – e em parte nos sistemas de reutilização. Adicionalmente, testamos diversas possibilidades de, com as embalagens, mas também com os nossos produtos e os sacos de transporte, darmos o nosso contributo para uma economia circular que poupe recursos.

ODS 14: Proteger a vida marinha
  • Meta: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Muitas populações de peixes naturais estão ameaçadas pela sobrepesca, métodos de captura ilegais e a poluição ambiental. Para que as existências de peixe sejam protegidas e se consiga satisfazer a procura de produtos alimentares à base de peixe, tanto a pesca como a aquicultura deverão ser alteradas. Através das nossas marcas próprias, pretendemos assegurar uma gestão mais sustentável do pescado e do marisco ao longo de toda a cadeia de produção e de abastecimento. O Departamento de Corporate Responsibility (CR) analisa, conjuntamente com o de Compras, a totalidade do sortido de Peixe segundo determinados critérios, como o método e o local de captura, bem como a atual situação das existências da respetiva espécie. Em 2018, pretendemos complementar as nossas já existentes Políticas Nacionais de Compra de Pescado com uma Política de Compra Internacional, que defina objetivos vinculativos para todo o grupo empresarial.

ODS 15: Proteger a vida terrestre
  • Meta: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

Estamos empenhados na conservação da biodiversidade e na gestão sustentável das florestas. Assumimos uma corresponsabilidade, ao longo de toda a cadeia de valor, pela produção mais sustentável de matérias-primas. Para isso, dirigimos exigências claras aos nossos fornecedores e mantemo-las nas Políticas de Compra para matérias-primas específicas. As nossas Políticas de Compra Internacionais para a madeira, o cacau, o café, o óleo de palma e bem-estar animal dão um contributo para a o cumprimento do ODS 15. Em 2018 planeamos desenvolver uma Política de Compra internacional para a soja/ração sustentável bem como fruta e legumes.

Quanto à produção de fruta e legumes, os nossos fornecedores têm de respeitar condições estritas. Por exemplo, na Alemanha, desde 2016 que proibimos, na produção de fruta, legumes e cereais alemães, a utilização de oito substâncias suspeitas de contribuírem para a diminuição de insetos como as abelhas, as borboletas e as moscas-das-flores. Em 2017 o ALDI França introduziu um produto com o selo BEE FRIENDLY, da organização com o mesmo nome.

ODS 17: Parcerias para a implementação dos objetivos
  • Meta: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

Para que os objetivos de desenvolvimento sustentável sejam atingidos, são necessárias parcerias sólidas. Na condição de retalhista de bens alimentares, o grupo empresarial ALDI Nord exerce influência na cadeia de abastecimento global através do seu sortido. Em conjunto com os nossos fornecedores, trabalhamos para condições de trabalho justas e seguras, e para métodos de produção e de cultivo sustentáveis em termos ecológicos. Participamos em múltiplas iniciativas setoriais e multilaterais para a gestão dos desafios mais abrangentes: estamos envolvidos em debates a diferentes níveis com atores da sociedade – nacionais e internacionais, na condição de membro ou na sua gestão ativa. Através deste diálogo direto com ONGs, os representantes dos consumidores, os media, assim como com peritos da área da ciência, da investigação e da política, recolhemos informações muito valiosas, que enriquecem a nossa CR.

3. Armazém e Logística

ODS 13: Ação climática
  • Meta: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Para que os nossos clientes encontrem sempre produtos frescos e prateleiras cheias, transportamos diariamente as mercadorias desde os nossos centros logísticos até às lojas. Estes transportes originam emissões de gases com efeito de estufa. Através de diversas medidas, procuramos tornar a nossa logística o mais respeitadora possível do ambiente. Os modelos logísticos modernos ajudam-nos a agrupar os nossos fluxos de mercadorias, a selecionar as melhores rotas e deste modo a reduzir as distâncias percorridas. Os pneus com baixa resistência ao rolamento e os spoilers montados no tejadilho, que reduzem a resistência ao ar dos nossos veículos de transporte, contribuem para a redução do consumo de combustível e para a poupança de emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, asseguramo-nos de que, por princípio, os veículos pesados do ALDI Nord só saem dos centros logísticos com a carga completa e damos formação aos motoristas, por exemplo, na Holanda, sobre uma condução economizadora de combustível. Futuramente iremos celebrar contratos de leasing curtos para a nossa frota de veículos ligeiros de passageiros, para que tenhamos uma frota automóvel jovem. Desta forma conseguimos que uma quantidade maior de veículos cumpra as novas normas e padrões para os valores de consumo e de gases de escape, circulando em maior respeito com o ambiente.

ODS 15: Proteger a vida terrestre
  • Meta: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

A maior parte das nossas embalagens é produzida a partir de fibras de madeira – de modo variável de país para país.  Através da nossa Política Internacional de Compra de madeira definimos diretrizes claras para a gestão desta matéria-prima para todo o grupo, o que se aplica a uma grande parte das nossas embalagens: Até 2020 iremos introduzir mudanças em todos os produtos da madeira e à base de madeira, bem como as embalagens de venda, embalagens exteriores e de transporte para materiais reciclados e sustentáveis certificados.

4. Lojas e Colaboradores

ODS 2: Erradicar a fome
  • Meta: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Quase um terço dos alimentos produzidos a nível mundial perdem-se ao longo da cadeia de abastecimento ou acabam no lixo. Promovemos ativamente uma relação responsável com os bens alimentares. Como parte do nosso programa Corporate Responsibility (CR), estamos atualmente a elaborar uma diretiva internacional sobe o desperdício alimentar. Para mantermos os níveis de desperdício tão baixos quanto possível, estamos a trabalhar em várias frentes. Por exemplo, tentamos fazer um planeamento exato dos artigos expostos em loja, a fim de evitar tanto quanto possível o desperdício. Na Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Polónia, os nossos clientes encontram artigos perto da data de validade a preços reduzidos nas “caixas de sustentabilidade”. Os nossos clientes encontram dicas nas embalagens sobre a melhor forma de guardar os diferentes produtos. Pois o armazenamento incorreto é uma das razões que explicam porque os produtos se estragam antes de tempo. Os alimentos que já não podem ser vendidos mas que ainda estão aptos para consumo são doados a instituições de solidariedade. Estas encarregam-se de distribuí-los pelos mais necessitados. Em todo o grupo empresarial, 75% das lojas já doam regulamente alimentos.

ODS 8: Trabalho digno e crescimento económico
  • Meta: Promover o crescimento económico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos.

A relação responsável com os colaboradores no seio do grupo empresarial como também na nossa cadeia de abastecimento faz parte da nossa Imagem Corporativa da Empresa e é definida na nossa CR-POLICY, seja nas vendas, nas compras, na administração, na logística ou na informática – cerca de 69 000 colaboradores que contribuem decisivamente para o sucesso contínuo do grupo empresarial ALDI Nord. Todos eles se devem sentir orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Para tal, oferecemos postos de trabalho seguros, condições atrativas e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo. Damos muita importância a uma relação aberta, de parceria e respeitosa. Colocando o reconhecimento de cada indivíduo e a sua ligação ao ALDI Nord no centro da atenção. Os colaboradores do ALDI Nord são remunerados de forma justa e de acordo com o seu desempenho. Apostamos em relações de trabalho a longo prazo e no ALDI Nord são empregados maioritariamente colaboradores com contrato de trabalho sem termo (quase 80 por cento em 2017). Tradicionalmente, o ALDI Nord caracteriza-se por uma fidelização dos colaboradores acima da média para o setor. O programa de formação profissional e a oferta de formação contínua do grupo empresarial são um elemento essencial para assegurar o futuro do grupo empresarial. Na Bélgica, Alemanha, Dinamarca, França, Luxemburgo, Holanda, Portugal e Espanha disponibilizamos programas de formação consolidados. Somos claramente contra qualquer forma de discriminação. Aplica-se a todos os países: Independentemente de sexo, idade, religião ou crença, identidade sexual, origem ou incapacidade física, todos os colaboradores têm as mesmas oportunidades em todos os países. Colocamos o desempenho no centro das atenções. Para garantir igualdade de condições para todos, no ALDI Nord apoiamos os nossos colaboradores na conciliação de trabalho, tempos livres e família. Além disso, evidentemente que as sociedades do ALDI Nord assumem a responsabilidade pela saúde e segurança dos colaboradores no local de trabalho. Protegemo-los contra acidentes de trabalho e proporcionamos medidas de saúde preventivas.

ODS 12: Produção e consumo sustentáveis
  • Meta: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Um elemento evidente da nossa Corporate Responsibility (CR) é possibilitar aos nossos clientes um consumo responsável, acessível e saudável. Utilizamos diversos instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ecológicos dos nossos produtos: na revista ALDI atual e nas nossas ações publicitárias, colocamos frequentemente no centro das atenções os nossos produtos sustentáveis com certificação. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma indicação adequada nas prateleiras e com cartazes. Não menos importante, criamos transparência através de uma rotulagem clara dos produtos: para isso utilizamos tanto selos de sustentabilidade já reconhecidos, como o selo EU-Bio e o selo Fairtrade, mas também marcas próprias. Por exemplo, desde janeiro de 2018 numa seleção de lojas alemãs, que a marca própria “Fair & Gut” distingue os nossos produtos quanto ao bem-estar animal. Com o Clean Label, identificamos produtos nos quais renunciámos conscientemente a aditivos como intensificadores de sabor, aromatizantes ou corantes e conservantes. Além disso, utilizamos marcas próprias nacionais e internacionais. O ALDI Transparency Code (ATC) dá aos nossos clientes a possibilidade de se informarem sobre a origem de vários produtos com carne, na Alemanha este também se aplica ao pescado e aos ovos. Através de campanhas e projetos especiais vamos aumentando a consciencialização para desafios de sustentabilidade particulares: por exemplo, na Holanda, estamos envolvidos na sensibilização das crianças para a questão do lixo plástico. No ALDI Nord também os colaboradores são informados acerca dos aspetos de sustentabilidade dos nossos produtos, das nossas iniciativas e projetos. 

Como segundo componente oferecemos aos nossos clientes um sortido adequado para um estilo de vida saudável e sustentável: uma ampla escolha de produtos frescos com fruta e legumes, produtos alternativos mais saudáveis – com menos açúcar para necessidades alimentares especiais, ou a partir de matérias-primas certificadas e de produção controlada. Aumentamos continuamente a nossa oferta de produtos mais sustentáveis, certificados segundo padrões reconhecidos e identificados com os respetivos selos. Na nossa Política de Compra definimos como objetivo a conversão para matérias-primas certificadas. Adicionalmente, com recurso a Listas Negativas excluímos produtos ou métodos de produção críticos.

ODS 13: Ação climática
  • Meta: Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Cerca de um quarto do consumo energético de uma loja provém da iluminação da área de vendas. Desde 2016 que introduzimos por isso nas novas lojas o sistema de iluminação LED. Desde 2017 que estamos a converter também todas as nossas lojas existentes para lojas inteiramente equipadas com iluminação interior LED, exceto para os móveis de frio e arcas congeladoras. Os telhados de inúmeras lojas e centros de logística estão igualmente equipados com sistemas fotovoltaicos.

A refrigeração nas nossas lojas é um ponto de partida adicional no combate às alterações climáticas. Nas nossas novas lojas utilizamos apenas arcas congeladoras especialmente eficientes energeticamente. E nos móveis de frio vamos instalando cada vez mais soluções particularmente inteligentes: refrigeram eficientemente e conseguem além disso recuperar o calor resultante do processo de refrigeração. Este é utilizado no aquecimento da loja – o que é prático e ajuda a uma poupança adicional de energia. O fluido refrigerante também está na nossa agenda. Sendo indispensável para a refrigeração, pode porém sair para a atmosfera devido a pequenas fugas. Nalguns países utilizamos um sistema digital de monitorização de fugas, para documentar o consumo do fluido refrigerante. Assim conseguimos reduzir ao mínimo o volume de fugas. Adicionalmente, nas novas arcas frigoríficas e congeladoras utilizamos o fluido refrigerante natural ecológico propano (R290). Para os móveis de frio nas nossas novas lojas será utilizado futuramente, tanto possível exclusivamente, o CO2 como fluido refrigerante. 

5. Cliente e Vendas

ODS 12: Produção e consumo sustentáveis
  • Meta: Garantir padrões de consumo e de produção sustentáveis

Um elemento evidente da nossa Corporate Responsibility (CR) é possibilitar aos nossos clientes um consumo responsável, acessível e saudável. Utilizamos diversos instrumentos para informar os nossos clientes sobre aspetos sociais e ecológicos dos nossos produtos: na revista ALDI atual e nas nossas ações publicitárias, colocamos frequentemente no centro das atenções os nossos produtos sustentáveis com certificação. Nas nossas lojas, chamamos a atenção dos clientes através de uma indicação adequada nas prateleiras e com cartazes. Não menos importante, criamos transparência através de uma rotulagem clara dos produtos: para isso utilizamos tanto selos de sustentabilidade já reconhecidos, como o selo EU-Bio e o selo Fairtrade, mas também marcas próprias. Por exemplo, desde janeiro de 2018 que, numa seleção de lojas alemãs, a marca própria “Fair & Gut” distingue os nossos produtos quanto ao bem-estar animal. Com o Clean Label identificamos produtos nos quais renunciámos conscientemente a aditivos como intensificadores de sabor, aromatizantes ou corantes e conservantes. Além disso, utilizamos marcas próprias nacionais e internacionais. O ALDI Transparency Code (ATC) dá aos nossos clientes a possibilidade de se informarem sobre a origem de vários produtos com carne, na Alemanha este também se aplica ao pescado e aos ovos. Através de campanhas e projetos especiais vamos aumentando a consciencialização para desafios de sustentabilidade particulares: por exemplo, na Holanda, estamos envolvidos na sensibilização das crianças para a questão do lixo plástico.

Não menos importante, pretendemos que os nossos clientes tenham uma opção mais sustentável de transportarem para casa os produtos que compraram nas nossas lojas. Por essa razão, no final de 2017 começámos a abolir os sacos de plástico descartáveis, na Bélgica, Alemanha e Holanda. Ao mesmo tempo, todos os saquinhos descartáveis serão eliminados do sortido nas respetivas lojas. A transição deverá estar completa até finais de 2018. Para estimular a utilização dos sacos reutilizáveis na fase de transição, o preço dos sacos descartáveis será aumentado: na Alemanha, por exemplo, haverá uma subida de 10 cêntimos, na Holanda de 15 cêntimos. Este aumento de receitas provenientes da venda de sacos descartáveis reverterá a favor de projetos ambientais e sociais.

Conteúdos adicionais
Os países ALDI Nord
Sempre em movimento – a ALDI Holanda

Em 2017, a ALDI Holanda contribuiu muito para apoiar os seus clientes na promoção de um estilo de vida saudável e sustentável. Mas também a proteção ambiental e do clima assume um papel importante.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
De onde vêm as barrinhas de peixe?

Cada vez mais pessoas se perguntam de onde vêm os nossos produtos de pescado. E cada vez mais a resposta é: da pesca sustentável. É isto que indica, por exemplo, o selo azul MSC, que se encontra em muitas embalagens.

Destaques
ALDI CR-Support em Hong Kong - Os locais de produção em análise

Muitos dos produtos Non-Food distribuídos pelo ALDI são produzidos na Ásia. A equipa da ALDI CR-Support Ltd. em Hong Kong verifica as normas laborais e sociais dos locais de produção.

Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Update 2018
Programa CR 2018
Temas principais
Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Gestão
Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.

Destaques
O futuro é verde: este será o aspeto do campus ALDI Nord

Aguardado com curiosidade: o novo campus nas instalações do ALDI Einkauf em Essen-Kray (Alemanha). O moderno edifício cumpre elevados padrões de sustentabilidade e oferece espaço suficiente para todos os trabalhadores do ALDI Einkauf.