O futuro é verde: este será o aspeto do campus ALDI Nord

Aguardado com curiosidade: o novo campus nas instalações do ALDI Einkauf em Essen-Kray (Alemanha). O moderno edifício cumpre elevados padrões de sustentabilidade e oferece espaço suficiente para todos os trabalhadores do ALDI Einkauf – um passo importante também para aumentar a nossa atratividade enquanto empregador.

Tag

Por enquanto, é ainda um local em construção, situado nos terrenos do antigo centro de logística de Essen-Kray. As atuais instalações do ALDI Einkauf estão, há décadas, mesmo ali ao lado. Além disso, foram alugados escritórios temporários para cerca de metade dos trabalhadores no edifício “Ruhrturm”, que fica também em Essen. Para resolver de forma duradoura a questão do espaço e conseguir reunir novamente os trabalhadores no mesmo local, concluiremos o novo campus ALDI Nord em Essen-Kray em 2021. Terá uma área equivalente a 14 campos de futebol e espaço para até 800 trabalhadores. Consoante as necessidades, o complexo de edifícios, que visto do ar se assemelha a um “A“ de ALDI Nord, poderá ser expandido para até 2000 postos de trabalho. Para a cidade de Essen, este projeto revela bem o vínculo forte e duradouro com as instalações de Essen-Kray. Para os trabalhadores do ALDI Einkauf, este novo campus significa sobretudo uma coisa: um ambiente de trabalho moderno através do qual, no futuro, poderão apoiar de forma ainda mais efetiva esta empresa do nosso grupo empresarial.

Um resumo dos principais destaques do novo campus:

Estar no centro em vez de estar à margem

Queremos que os colegas se sintam bem no campus e que tenham prazer em lá trabalhar. Por esse motivo, desde o início que os colegas foram envolvidos na conceção das novas instalações. Por exemplo, quisemos ter a certeza de que a comunicação entre departamentos seria mais simples. As unidades que têm muitas interações no dia-a-dia deverão, por isso mesmo, ficar próximas umas das outras. Neste sentido, questionámos todos os departamentos e integrámos o seu feedback na planificação da atribuição dos espaços. Além disso, através de entrevistas e de workshops, os colaboradores puderam dizer-nos o que significa para eles um bom ambiente de trabalho. Bastante referido: os ambientes de trabalho móveis e as possibilidades de intercâmbios formais e informais que superem as fronteiras entre departamentos. Este feedback também foi tido em conta pelos arquitetos.

Vista interior do novo campus ALDI Nord

Novos ambientes de trabalho

Os espaços abertos com um número suficiente de zonas mais retiradas fazem com que o novo edifício crie uma verdadeira atmosfera de start-up – o ambiente ideal para um trabalho eficiente e ideias criativas. No futuro, os trabalhadores poderão trabalhar de modo flexível em todo o campus, graças ao facto de este estar equipado com meios técnicos mais modernos. Além das modernas salas de conferência, estão também à disposição os chamados Communication Hubs. São locais especialmente adequados a reuniões rápidas ou a um encontro casual. No campus existe ainda um restaurante da empresa com cozinha própria e uma cafetaria. Para facilitar a conciliação da vida profissional com a vida familiar, queremos abrir uma creche na área, ainda antes da abertura do campus. Ali, poderão ser acompanhados os filhos dos trabalhadores e as crianças das redondezas. Planeamos colocar à disposição dos trabalhadores outras instalações modernas, tal como um ginásio.

Verde, verdejante, campus

Sustentabilidade desde o início: desde a construção que damos atenção à proteção do ambiente. Por isso, utilizamos também materiais de construção simples, mas de grande qualidade, maioritariamente provenientes da região. O material utilizado na reconstrução do centro de logística pode ser reciclado e reutilizado na arquitetura paisagística ou na engenharia civil. Em muitas das obras, damos atenção à utilização cuidadosa dos recursos logo na fase de planificação, como também mais tarde no funcionamento das instalações. Assim, também os telhados do campus, por exemplo, são telhados sustentáveis: serão revestidos com plantas. As unidades fotovoltaicas no parque de estacionamento contribuem, em conjunto com a energia geotérmica, para o fornecimento de energia ao edifício. As estações de carregamento para a mobilidade elétrica também são um elemento importante das nossas considerações. Tudo isto é determinante para as certificações previstas da LEAD (Leadership in Energy and Environmental Design) e da Sociedade Alemã para a Construção Sustentável (Deutsche Gesellschaft für nachhaltiges Bauen – DGNB).

Vista interior do novo campus ALDI Nord

Um chamariz em Essen-Kray

Uma ampla praça mesmo no coração do campus é o local ideal para encontros, conversas e para relaxar. Tal é possível também no exterior. Ali, os trabalhadores encontram um espelho de água, o qual coleta a água da chuva que cai dos telhados e que é absorvida lentamente. As zonas verdes serão guarnecidas com plantas locais e são um chamariz em qualquer estação do ano. Desta forma, ao conjugar uma arquitetura mais moderna com princípios de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, muito verde, o campus dita uma verdadeira tendência no bairro de Kray. Algo que a cidade de Essen também saúda.

“Congratulamo-nos pelo facto de o ALDI Nord se manter nas instalações de Essen e, assim, reforçar a atratividade da nossa cidade como local de trabalho.”

Hans-Jürgen Best

Governador civil da cidade de Essen

Conteúdos adicionais
Gestão
Distinções

As distinções são a prova de que o nosso trabalho é bem-sucedido. No ano de 2017 orgulhamo-nos de ter recebido, a nível nacional e internacional, diferentes distinções.

Gestão
Sobre este Relatório

O presente relatório é o segundo Relatório de Sustentabilidade do grupo empresarial ALDI Nord no qual informamos os nossos stakeholders de forma transparente sobre os nossos principais objetivos e medidas sociais, ambientais e económicos.

Destaques
17 objetivos para um mundo melhor

Também as empresas devem dar o seu contributo para alcançar os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas – os chamados ODS. Muitos dos temas abordados pelos ODS são muito importantes para o ALDI Nord.

Gestão
Organização

O grupo empresarial ALDI Nord aposta, desde sempre, num princípio comprovado: estruturas claras e descentralizadas com tomadas de decisão diretas. Isto aplica-se também à área de CR.

Temas principais
Proteção do clima

Comprometemo-nos com a redução das consequências da nossa atividade comercial no clima. Em 2015, definimos o objetivo de agir em prol do clima na nossa Política CR.

Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Destaques
Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.

Gestão
Stakeholders & Redes

Através do diálogo com os nossos stakeholders, recebemos impulsos para o nosso trabalho de CR. Encontramo-nos em diálogo com clientes, colaboradores, ONGs, iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, bem como representantes das entidades patronais e sindicatos.

Gestão
Gestão empresarial

O ALDI Nord é um discounter internacional de sucesso. Assumir responsabilidade pela nossa atividade empresarial faz parte da nossa identidade comercial. A nossa Política CR abrange todo o grupo empresarial.