Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos a milhões de clientes. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair: o ALDI recebeu o Fairtrade Award 2018 na categoria “Comércio”.

Tag

 

Estamos muito orgulhosos! Já desde 2012 que nos comprometemos a oferecer produtos do comércio justo e a apoiar projetos nos países produtores. Pequenos agricultores, trabalhadores em África, América do Sul e Ásia beneficiam do comércio justo. Entretanto, há já numerosos produtos do comércio justo que têm lugar cativo no nosso sortido, incluindo bananas, café, chá, sumos, mel e chocolate, dependendo do país ALDI Nord. Produtos de ação como a roupa de desporto, toalhas, roupa de cama, gomas ou vinho complementam regularmente esta oferta. Para que os clientes reconheçam facilmente os produtos do comércio justo, utilizamos, em alguns países, a nossa marca própria FAIR. Além disso, participamos regularmente na “Semana Justa” da TransFair.

“Com a expansão contínua do sortido Fairtrade, o ALDI consegue tornar acessíveis ao público em geral produtos do comércio justo, promovendo a eficácia da Fairtrade nos países produtores. Só quem tem a opção de escolher Fairtrade na prateleira pode fazer “política com o cesto de compras”.

Dieter Overath
Presidente da TransFair

O Fairtrade Award

A TransFair premeia bienalmente com os Fairtrade Awards empresas e organizações da sociedade civil pelo seu empenho especial. As empresas da indústria e comércio que associam o seu sucesso económico à responsabilidade social e utilizam produtos Fairtrade de forma consistente são candidatas. Além disso, também são distinguidas organizações e projetos que lutem de forma especial pelo comércio justo.

Logótipo Fairtrade Awards 2018: Vencedor categoria "Comércio"

O que significa Fairtrade?

O objetivo do comércio justo é ajudar os pequenos agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento em África, Ásia e América Latina e melhorar a sua posição no mercado mundial de forma duradoura. Produtos com o selo Fairtrade provêm do comércio justo. Na Alemanha, a associação independente TransFair atribui o selo Fairtrade desde 1992. Para a sua atribuição, têm que ser respeitadas normas internacionais Fairtrade, que abrangem aspetos sociais, económicos e ambientais, como por exemplo, o pagamento de preços mínimos Fairtrade ou de um prémio Fairtrade, a proibição do trabalho infantil e o cumprimento de critérios ambientais. O prémio Fairtrade assegura a concretização de projetos da comunidade, como por exemplo, a construção de poços, escolas e hospitais. Além disso, o prémio permite fazer investimentos na infraestrutura local.

30 artigos com certificação Fairtrade nas prateleiras das nossas lojas na Alemanha.

Novidades do sortido: chocolate do Programa Fairtrade do Cacau

Em 2018, faremos a passagem gradual de todas as tabletes de chocolates, bombons e artigos sazonais da marca própria Moser Roth para o Programa Fairtrade do Cacau. Ao contrário do selo Fairtrade clássico, no Programa Fairtrade do Cacau não se trata da composição e certificação de produtos individuais. Aqui, é a compra de matéria-prima que está no centro das atenções. Desta forma, o programa contribui para um aumento geral da sustentabilidade de muitos produtos. No caso dos produtos de chocolate, só se comercializa cacau segundo as condições Fairtrade. Este tem a sua origem sobretudo na Costa do Marfim e no Gana. No que diz respeito aos outros ingredientes, como por exemplo, o açúcar de cana, os fabricantes podem utilizar matérias-primas convencionais.

Conteúdos adicionais
Destaques
Frutas e legumes: sustentabilidade em grande escala

Como conseguiremos alcançar melhorias sustentáveis no cultivo de frutas e legumes? Encontramos as respostas na Holanda, num projeto conjunto com fornecedores e produtores.

Gestão
Stakeholders & Redes

Através do diálogo com os nossos stakeholders, recebemos impulsos para o nosso trabalho de CR. Encontramo-nos em diálogo com clientes, colaboradores, ONGs, iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, bem como representantes das entidades patronais e sindicatos.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Gestão
Relevância

Queremos saber quais os temas de sustentabilidade com maior relevância para os nossos stakeholders. Para o efeito, baseamo-nos nos resultados do nosso processo de análise de relevância.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Temas principais
Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

Destaques
O que significa ser um colaborador ALDI?

Ser um colaborador ALDI significa, em primeiro lugar, viver os nossos valores comuns. Simples, fiável e responsável. São estes os nossos valores sempre e em qualquer lugar.

Destaques
Entre!

Algo mudou: as nossas lojas modernizadas são luminosas e agradáveis, com mais espaço, novas cores e a clara disposição dos produtos torna a orientação ainda mais fácil.

Destaques
Compromisso com o bem-estar animal: bons resultados na comparação setorial

No que toca ao bem-estar animal, sabemos que ainda há muito por fazer. Estamos, contudo, no bom caminho, e isto é confirmado por duas publicações recentes sobre o compromisso com o bem-estar animal na indústria alimentar.