Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos a milhões de clientes. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair: o ALDI recebeu o Fairtrade Award 2018 na categoria “Comércio”.

Tag

 

Estamos muito orgulhosos! Já desde 2012 que nos comprometemos a oferecer produtos do comércio justo e a apoiar projetos nos países produtores. Pequenos agricultores, trabalhadores em África, América do Sul e Ásia beneficiam do comércio justo. Entretanto, há já numerosos produtos do comércio justo que têm lugar cativo no nosso sortido, incluindo bananas, café, chá, sumos, mel e chocolate, dependendo do país ALDI Nord. Produtos de ação como a roupa de desporto, toalhas, roupa de cama, gomas ou vinho complementam regularmente esta oferta. Para que os clientes reconheçam facilmente os produtos do comércio justo, utilizamos, em alguns países, a nossa marca própria FAIR. Além disso, participamos regularmente na “Semana Justa” da TransFair.

“Com a expansão contínua do sortido Fairtrade, o ALDI consegue tornar acessíveis ao público em geral produtos do comércio justo, promovendo a eficácia da Fairtrade nos países produtores. Só quem tem a opção de escolher Fairtrade na prateleira pode fazer “política com o cesto de compras”.

Dieter Overath
Presidente da TransFair

O Fairtrade Award

A TransFair premeia bienalmente com os Fairtrade Awards empresas e organizações da sociedade civil pelo seu empenho especial. As empresas da indústria e comércio que associam o seu sucesso económico à responsabilidade social e utilizam produtos Fairtrade de forma consistente são candidatas. Além disso, também são distinguidas organizações e projetos que lutem de forma especial pelo comércio justo.

Logótipo Fairtrade Awards 2018: Vencedor categoria "Comércio"

O que significa Fairtrade?

O objetivo do comércio justo é ajudar os pequenos agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento em África, Ásia e América Latina e melhorar a sua posição no mercado mundial de forma duradoura. Produtos com o selo Fairtrade provêm do comércio justo. Na Alemanha, a associação independente TransFair atribui o selo Fairtrade desde 1992. Para a sua atribuição, têm que ser respeitadas normas internacionais Fairtrade, que abrangem aspetos sociais, económicos e ambientais, como por exemplo, o pagamento de preços mínimos Fairtrade ou de um prémio Fairtrade, a proibição do trabalho infantil e o cumprimento de critérios ambientais. O prémio Fairtrade assegura a concretização de projetos da comunidade, como por exemplo, a construção de poços, escolas e hospitais. Além disso, o prémio permite fazer investimentos na infraestrutura local.

30 artigos com certificação Fairtrade nas prateleiras das nossas lojas na Alemanha.

Novidades do sortido: chocolate do Programa Fairtrade do Cacau

Em 2018, faremos a passagem gradual de todas as tabletes de chocolates, bombons e artigos sazonais da marca própria Moser Roth para o Programa Fairtrade do Cacau. Ao contrário do selo Fairtrade clássico, no Programa Fairtrade do Cacau não se trata da composição e certificação de produtos individuais. Aqui, é a compra de matéria-prima que está no centro das atenções. Desta forma, o programa contribui para um aumento geral da sustentabilidade de muitos produtos. No caso dos produtos de chocolate, só se comercializa cacau segundo as condições Fairtrade. Este tem a sua origem sobretudo na Costa do Marfim e no Gana. No que diz respeito aos outros ingredientes, como por exemplo, o açúcar de cana, os fabricantes podem utilizar matérias-primas convencionais.

Conteúdos adicionais
Gestão
Stakeholders & Redes

Através do diálogo com os nossos stakeholders, recebemos impulsos para o nosso trabalho de CR. Encontramo-nos em diálogo com clientes, colaboradores, ONGs, iniciativas, associações, fornecedores, parceiros comerciais, bem como representantes das entidades patronais e sindicatos.

Os países ALDI Nord
Para mais diversidade verde nas prateleiras – a ALDI Polónia

Seja certificado Fairtrade ou MSC, nas lojas da ALDI Polónia os clientes encontram uma oferta cada vez maior de produtos mais sustentáveis. Todas as 124 lojas já foram amplamente modernizadas.

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Destaques
Em nome do clima

As alterações climáticas dizem respeito a todos. Para tal, implementamos medidas de proteção climática em todas as localizações. Grande parte acontece nas nossas lojas, uma vez que é aí que podemos poupar grande parte do CO2.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Temas principais
Empenho Social

Queremos contribuir, com as nossas competências e experiência, para a solução dos desafios da sociedade civil, que vão além do nosso negócio. Através do nosso empenho social, apoiamos um conjunto de projetos.

Temas principais
Proteção do clima

Comprometemo-nos com a redução das consequências da nossa atividade comercial no clima. Em 2015, definimos o objetivo de agir em prol do clima na nossa Política CR.

Temas principais
Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

Destaques
17 objetivos para um mundo melhor

Também as empresas devem dar o seu contributo para alcançar os objetivos de sustentabilidade das Nações Unidas – os chamados ODS. Muitos dos temas abordados pelos ODS são muito importantes para o ALDI Nord.