Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos a milhões de clientes. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair: o ALDI recebeu o Fairtrade Award 2018 na categoria “Comércio”.

Tag

 

Estamos muito orgulhosos! Já desde 2012 que nos comprometemos a oferecer produtos do comércio justo e a apoiar projetos nos países produtores. Pequenos agricultores, trabalhadores em África, América do Sul e Ásia beneficiam do comércio justo. Entretanto, há já numerosos produtos do comércio justo que têm lugar cativo no nosso sortido, incluindo bananas, café, chá, sumos, mel e chocolate, dependendo do país ALDI Nord. Produtos de ação como a roupa de desporto, toalhas, roupa de cama, gomas ou vinho complementam regularmente esta oferta. Para que os clientes reconheçam facilmente os produtos do comércio justo, utilizamos, em alguns países, a nossa marca própria FAIR. Além disso, participamos regularmente na “Semana Justa” da TransFair.

“Com a expansão contínua do sortido Fairtrade, o ALDI consegue tornar acessíveis ao público em geral produtos do comércio justo, promovendo a eficácia da Fairtrade nos países produtores. Só quem tem a opção de escolher Fairtrade na prateleira pode fazer “política com o cesto de compras”.

Dieter Overath
Presidente da TransFair

O Fairtrade Award

A TransFair premeia bienalmente com os Fairtrade Awards empresas e organizações da sociedade civil pelo seu empenho especial. As empresas da indústria e comércio que associam o seu sucesso económico à responsabilidade social e utilizam produtos Fairtrade de forma consistente são candidatas. Além disso, também são distinguidas organizações e projetos que lutem de forma especial pelo comércio justo.

Logótipo Fairtrade Awards 2018: Vencedor categoria "Comércio"

O que significa Fairtrade?

O objetivo do comércio justo é ajudar os pequenos agricultores e trabalhadores nos países em desenvolvimento em África, Ásia e América Latina e melhorar a sua posição no mercado mundial de forma duradoura. Produtos com o selo Fairtrade provêm do comércio justo. Na Alemanha, a associação independente TransFair atribui o selo Fairtrade desde 1992. Para a sua atribuição, têm que ser respeitadas normas internacionais Fairtrade, que abrangem aspetos sociais, económicos e ambientais, como por exemplo, o pagamento de preços mínimos Fairtrade ou de um prémio Fairtrade, a proibição do trabalho infantil e o cumprimento de critérios ambientais. O prémio Fairtrade assegura a concretização de projetos da comunidade, como por exemplo, a construção de poços, escolas e hospitais. Além disso, o prémio permite fazer investimentos na infraestrutura local.

30 artigos com certificação Fairtrade nas prateleiras das nossas lojas na Alemanha.

Novidades do sortido: chocolate do Programa Fairtrade do Cacau

Em 2018, faremos a passagem gradual de todas as tabletes de chocolates, bombons e artigos sazonais da marca própria Moser Roth para o Programa Fairtrade do Cacau. Ao contrário do selo Fairtrade clássico, no Programa Fairtrade do Cacau não se trata da composição e certificação de produtos individuais. Aqui, é a compra de matéria-prima que está no centro das atenções. Desta forma, o programa contribui para um aumento geral da sustentabilidade de muitos produtos. No caso dos produtos de chocolate, só se comercializa cacau segundo as condições Fairtrade. Este tem a sua origem sobretudo na Costa do Marfim e no Gana. No que diz respeito aos outros ingredientes, como por exemplo, o açúcar de cana, os fabricantes podem utilizar matérias-primas convencionais.

Conteúdos adicionais
Temas principais
Empregador atrativo

Os 69 000 colaboradores ALDI devem sentir-se orgulhosos em trabalhar no ALDI Nord. Oferecemos postos de trabalho seguros, condições de trabalho atraentes e perspetivas de desenvolvimento a longo prazo.

Temas principais
Um sortido mais sustentável

Proporcionar aos nossos clientes compras de produtos responsáveis, acessíveis e saudáveis faz parte do nosso entendimento Corporate Responsibility (CR). Por isso, ampliamos continuamente a nossa oferta de produtos sustentáveis.

Destaques
Simplesmente Nós – a revista para os colaboradores ALDI

Estamos a modernizar-nos mais rápido do que nunca. Uma coisa é certa: os colaboradores do ALDI Nord devem estar ao corrente daquilo que se passa. Levante-se o pano sobre a nova revista dos nossos colaboradores na Alemanha “Simplesmente Nós”!

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Temas principais
Embalagens & Economia Circular

As embalagens são indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade do produto. Por isso, apostamos em materiais reciclados e em sistemas reutilizáveis.

Destaques
Um dia dedicado à qualidade

“Qualidade máxima – preço mínimo”. Para cumprir esta promessa, o ALDI Nord sujeita os seus produtos a rigorosos controlos de qualidade. É uma tarefa exigente para os colaboradores do Departamento de Qualidade.

Temas principais
Segurança e Saúde no Trabalho

Assumir responsabilidade pela segurança e saúde dos seus colaboradores nos locais de trabalho faz parte da atividade das sociedades ALDI Nord.

Destaques
Parceria para uma pesca sustentável

Sem rodeios no que diz respeito à pesca: em 2017, a ALDI Polónia foi o parceiro oficial da campanha de aniversário do Marine Stewardship Council (MSC). Uma boa ocasião para informarmos sobre métodos de captura sustentáveis e o selo MSC.