OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

A discussão pública em torno dos organismos geneticamente modificados tem sido controversa e deixa muita gente insegura. Nós levamos as preocupações dos nossos clientes a sério e, por isso, facilitamos a orientação através de uma rotulagem mais transparente. Um número cada vez maior dos nossos produtos apresenta o selo VLOG da Associação “Lebensmittel ohne Gentechnik” (Bens Alimentares sem OGMs).

Tag

Há muitos anos que as vantagens e os riscos do cultivo de plantas geneticamente modificadas têm sido alvo de acesos debates. Os seus defensores prometem uma maior produção agrícola e mais segurança alimentar. Os seus opositores preocupam-se, entre outros, com a dependência económica em relação aos grandes grupos produtores de sementes. Nos países europeus, o debate tem sido variado: sobretudo na Alemanha e na Dinamarca, os OGMs têm sido alvo de críticas.

Quase 80% dos alemães rejeita a alimentação dos animais de criação com ração geneticamente modificada (BMUB e BfN (2016): Naturbewusstseinsstudie 2015).

Da mesma forma, 53% dos dinamarqueses têm uma posição crítica relativamente aos cereais geneticamente modificados (TNS Gallup for Berlingske).

Qual é a posição do ALDI Nord sobre este tema?

No ALDI Nord, as necessidades dos consumidores estão sempre no centro das atenções. E nós levamos a sério as preocupações dos clientes em relação aos OGMs. Por isso, há muito que todos os alimentos produzidos para o ALDI Nord são fabricados sem ingredientes geneticamente modificados. Todos os fornecedores têm de garantir que as mercadorias não contêm qualquer ingrediente alimentar, aditivo ou outro material geneticamente modificado de acordo com o estipulado na legislação europeia em vigor. Para além disso, os fornecedores têm de prestar esclarecimentos e, se for caso disso, apresentar análises laboratoriais e divulgar os resultados dos controlos. Isto é válido para todos os alimentos vendidos pelo ALDI Nord e inclui todas as fases preliminares.

Quando se aborda o tema da engenharia genética, a farinha de soja, um dos principais alimentos para animais, tem um papel central. A farinha de soja que é atualmente importada em grandes quantidades para a Europa provém maioritariamente de variedades de soja geneticamente modificadas. Na nossa opinião, as condições atuais oferecem poucos incentivos para um cultivo sustentável de soja e esta situação não se vai alterar tão cedo. Por essa razão, os produtos de ovos e de carne fresca de aves comercializados na Alemanha são identificados com o selo “Sem OGM”. Existe ainda um grande número de outros produtos de carne e de laticínios que é igualmente portador deste selo. Acrescentaremos outros produtos em 2018. Neste mesmo ano, definiremos os nossos objetivos numa Política Internacional de Compra de Soja.

A rotulagem cria transparência

Através da rotulagem das nossas marcas próprias, vamos além das exigências regulamentares: com o selo “Sem OGM“, oferecemos aos nossos clientes a certeza de que se prescinde de organismos geneticamente modificados não só nos alimentos para consumo humano, mas também na ração animal. Atualmente, não existe na UE uma rotulagem obrigatória para esses produtos de origem animal. Os consumidores encontram no ALDI Nord um número crescente de artigos com o selo “Sem OGM”, tais como laticínios, carne, óleos ou ovos.

Hintergrund: Die EU-Kennzeichnungspflicht für genetisch veränderte Lebensmittel

Pano de fundo: a obrigação de rotulagem UE para os produtos alimentares geneticamente modificados

De acordo com a legislação da UE, todos os produtos alimentares, ingredientes e aditivos que sejam produzidos a partir de um organismo geneticamente modificado (OGM), ou que sejam eles mesmos OGMs ou que contenham OGMs, devem estar obrigatoriamente identificados. Trata-se de organismos cuja modificação do genoma não seria possível obter naturalmente através do cruzamento ou de uma recombinação natural. No entanto, existem exceções a esta obrigação de indicação no rótulo. Assim, não é obrigatório indicar no rótulo do leite, dos ovos e da carne informação sobre se os animais foram alimentados com ração geneticamente modificada. De acordo com a legislação da UE sobre rotulagem, nos alimentos de origem animal não são exigidas quaisquer informações relativas à utilização de ração geneticamente modificada. Foi por essa razão que nós introduzimos o selo “Sem OGM”.

Conteúdos adicionais
Destaques
De onde vêm as barrinhas de peixe?

Cada vez mais pessoas se perguntam de onde vêm os nossos produtos de pescado. E cada vez mais a resposta é: da pesca sustentável. É isto que indica, por exemplo, o selo azul MSC, que se encontra em muitas embalagens.

Temas principais
Qualidade dos produtos

Não fazemos qualquer concessão no que respeita à qualidade dos nossos produtos. Para tal, assumimos responsabilidade durante toda a cadeia de produção e abastecimento. As necessidades dos nossos clientes são a nossa prioridade.

Temas principais
Políticas de Compra Sustentáveis Food

A nossa responsabilidade para com os produtos alimentares não abrange apenas o trajeto entre o armazém logístico e a caixa registadora nas lojas. Assumimos responsabilidade pela produção sustentável das matérias-primas em toda a cadeia de valor.

Gestão
Gestão empresarial

O ALDI Nord é um discounter internacional de sucesso. Assumir responsabilidade pela nossa atividade empresarial faz parte da nossa identidade comercial. A nossa Política CR abrange todo o grupo empresarial.

Destaques
O que distingue uma banana biológica?

Bio significa muito mais do que o logótipo verde e branco num produto. O termo representa sobretudo o dedicado compromisso dos produtores e fornecedores para com alimentos de alta qualidade e cultivados de forma ecológica.

Temas principais
Orientação para o cliente & qualidade de serviço

A confiança dos nossos clientes é o nosso bem mais precioso. Há mais de 100 anos que orientamos o nosso sortido e os nossos serviços de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Destaques
ALDI CR-Support em Hong Kong - Os locais de produção em análise

Muitos dos produtos Non-Food distribuídos pelo ALDI são produzidos na Ásia. A equipa da ALDI CR-Support Ltd. em Hong Kong verifica as normas laborais e sociais dos locais de produção.

Destaques
Bem-Estar Animal num discounter – uma contradição?

Um número cada vez maior de consumidores interessa-se pela proveniência dos produtos alimentares de origem animal que adquirem nas nossas lojas. Dedicamo-nos de forma incansável à questão do bem-estar animal, juntamente com os nossos fornecedores e diferentes organizações.