Ações por uma boa causa

Com numerosos projetos sociais, a ALDI Portugal empenha-se pelos mais necessitados. Em 2017, juntaram-se a vários novos parceiros. Em conjunto, apoiamos sobretudo famílias, pessoas sem-abrigo e crianças. E damos também a possibilidade aos nossos clientes de darem o seu contributo.

 

Tag

Com 57 lojas, a ALDI Portugal é ainda relativamente pequena no país. Contudo, o seu compromisso social é grande: quer seja no Algarve ou no Norte do País, sentimo-nos próximos da população. Através de uma série de projetos regionais, as nossas doações de artigos alimentares e não alimentares chegam às pessoas locais. Há alguns meses que temos novos parceiros ao nosso lado. Queremos apresentar-lhe dois deles:

Ajuda aos sem-abrigo e famílias carenciadas

A organização Assistência Médica Internacional, com a sigla AMI, empenha-se especialmente em prol dos sem-abrigo e famílias carenciadas. À AMI não doamos apenas bens alimentares. Vestuário e eletrodomésticos também encontram uma utilidade na AMI. Além disso, realizámos ações de venda com a marca “AMI alimenta”. Ao comprar estes produtos, parte da venda reverteu a favor de projetos de solidariedade. Com a compra de batatas, os nossos clientes em Portugal apoiaram, por exemplo, projetos que retiram pessoas idosas de situações de isolamento social. A venda de clementinas reverteu a favor de crianças e jovens em risco de de exclusão. O cliente pode ver qual o destino da sua doação diretamente na embalagem do produto.

Cartaz AMI alimenta
Logótipo AMI alimenta

O apoio da ALDI Portugal não só permitiu financiar o nosso trabalho, como permitiu aos beneficiários das nossas instituições uma vida digna.”

Isabelle Poinsot Proença Romão
Diretora de Marketing, AMI

Uma ajuda dos heróis da fruta

Novidade no programa da ALDI Portugal desde 2018: o projeto Heróis da Fruta da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil. Objetivo do projeto: fornecer lanches saudáveis a infantários e escolas primárias. Na ALDI Portugal, quem compra mini-peras ou mini-maçãs da marca Heróis da Fruta, doa automaticamente para o projeto “Missão 1 Quilo de Ajuda”. Através das doações, é possível financiar snacks de fruta gratuitos.

Logótipo "Heróis da Fruta"
Logótipo "Heróis da Fruta"

“A parceria com a ALDI Portugal ajuda-nos a oferecer a cada vez mais crianças um snack de fruta gratuito e saudável.”

Mário Silva
Presidente e fundador da APCOI

Outras colaborações

Mas estas são apenas algumas das mais recentes iniciativas. A ALDI Portugal apoia numerosas iniciativas e, em alguns casos, já há vários anos. Alguns exemplos:

Re-Food – Organização de Apoio Social (desde novembro de 2015)
Logo Refood

Com o apoio de muitos voluntários, esta instituição recolhe alimentos que já não são vendáveis, mas que ainda podem ser consumidos e distribui-os pelos mais carenciados.

CASA Centro de Apoio ao Sem-Abrigo (desde junho de 2015)
Logo CASA

A CASA apoia pessoas sem-abrigo e as suas famílias com doações de bens alimentares e artigos não alimentares.

Crescer Ser (desde dezembro de 2015)
Logo Crescer Ser

A associação Crescer Ser mantém sete instituições de acolhimento para crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, privados do meio familiar ou vítimas de violência doméstica.

CERCI – Flor da Vida (desde setembro de 2016)
Logo CERCI

Nas casas da associação CERCI – Flor da Vida vivem pessoas portadoras de deficiência física e mental. Para além dos tratamentos terapêuticos, são estimuladas as capacidades mentais, cognitivas e manuais dos seus moradores através de diferentes workshops. Os produtos aí produzidos são vendidos e as receitas revertem a favor da instituição e dos seus moradores.

Serviço Jesuíta aos Refugiados (desde maio de 2015)
Logo JRS

O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) acompanha e apoia refugiados e migrantes e defende os seus direitos.

Comunidade Vida e Paz (desde abril de 2016)
Logo Comunidad Vida e Paz

A associação Comunidade Vida e Paz apoia pessoas sem-abrigo e famílias carenciadas, em risco de desalojamento.

Conselho Português para os Refugiados (desde maio de 2015)
Logo CPR

O Conselho Português para os Refugiados mantém dois centros de acolhimento para refugiados e presta aconselhamento jurídico.

Conteúdos adicionais
Temas principais
Sensibilização do consumidor

Todos os anos, os nossos clientes efetuam cerca de 1,2 mil milhões de compras nas nossas lojas. É nosso objetivo promover um estilo de vida saudável e sustentável e oferecer compras acessíveis e responsáveis.

Temas principais
Proteção do clima

Comprometemo-nos com a redução das consequências da nossa atividade comercial no clima. Em 2015, definimos o objetivo de agir em prol do clima na nossa Política CR.

Gestão
Programa CR

No nosso programa CR definimos objetivos claros para todas as áreas de atuação. Os progressos feitos nesse âmbito são comunicados em contexto do Relatório de Sustentabilidade.

Gestão
Compliance

Agimos de acordo com os nossos valores principais: simples, responsável, fiável. Estes valores descrevem também o entendimento de Compliance do grupo empresarial ALDI Nord.

Gestão
Organização

O grupo empresarial ALDI Nord aposta, desde sempre, num princípio comprovado: estruturas claras e descentralizadas com tomadas de decisão diretas. Isto aplica-se também à área de CR.

Temas principais
Mobilidade & Logística

Para que os nossos clientes possam encontrar diariamente produtos frescos e prateleiras cheias, as mercadorias são transportadas todos os dias dos nossos centros logísticos para as lojas.

Destaques
Numa missão de salvamento

Na Europa, milhões de alimentos acabam todos os anos no lixo. Este não é apenas um problema ético. Deitar fora comida também significa desperdiçar recursos valiosos. Na nossa opinião, é necessário pôr fim ao desperdício.

Temas principais
Embalagens & Economia Circular

As embalagens são indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade do produto. Por isso, apostamos em materiais reciclados e em sistemas reutilizáveis.

Destaques
Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno. E nós apoiamos essa missão!