Descartar não é o caminho certo

É um objeto de culto e está em exibição no museu: o saco de plástico do ALDI Nord. Contudo, perante as ilhas de plástico no mar, as praias cheias de lixo e os microplásticos no ambiente, está claro para nós que o saco de utilização única já deu o que tinha a dar.

 

Tag

 

Há mais de 100 anos que oferecemos aos nossos clientes sacos que lhes permitem transportar de forma segura as suas compras. Nas primeiras décadas da história da nossa empresa, estes sacos eram de papel. Mas com o advento generalizado do plástico, nos anos 60, foram introduzidos os sacos de plástico com o famoso design azul e branco. O design tornou-se de culto e conseguiu até mesmo um lugar na exposição do Museu de Arte Concreta de Ingolstadt (Alemanha). Durante mais de 40 anos, o saco de plástico era uma constante nas nossas ruas, até hoje. Perante os problemas ambientais provocados pelo plástico, incluindo os sacos de plástico, está mais do que na hora de termos um novo objeto de culto nas nossas ruas: o saco reutilizável do ALDI Nord. O design comprovado, mas amigo do ambiente.

Cabe muita coisa dentro do nosso novo saco reutilizável

O ALDI Nord diz adeus aos sacos descartáveis. Esta decisão dita o fim dos sacos descartáveis comuns, disponibilizados nas caixas. Na Alemanha, Bélgica e Holanda, estes sacos têm vindo a ser descontinuados gradualmente desde finais de 2017. Em vez de sacos de plástico descartáveis, nas nossas lojas há agora uma alternativa amiga do ambiente: o duradouro saco reutilizável, feito a partir de material reciclado (80%). É produzido na Alemanha e conta com o reconhecido símbolo ambiental alemão “Blauer Engel” (Anjo Azul). Além disso, é maior e mais estável do que o saco descartável. A decisão de não optarmos pelo saco descartável de papel foi também uma escolha consciente. Tal prende-se com o facto da produção de sacos de papel consumir muita água e energia.

Os nossos sacos

Dependendo da loja e do país, existem até sete opções de sacos para transportar as compras. Eis os nossos modelos mais recentes:

Saco de plástico permanente
Saco de plástico permanente feito de garrafas PET usadas e recicladas (R-PET)
Saco de compras reutilizável
Saco reutilizável feito a partir de, pelo menos, 80% de plástico reciclável com o símbolo ambiental alemão “Blauer Engel” (Anjo Azul)
Saco de juta natural
Saco de juta natural, laminado por dentro com polipropileno
Saco de algodão certificado pelas normas GOTS e Fairtrade
Saco de algodão certificado pelas normas GOTS e Fairtrade
Saco de compras colorido, feito de polipropileno
Saco de compras colorido, feito de polipropileno

Adeus plástico!

O novo saco reutilizável será introduzido gradualmente nas lojas alemãs, belgas e holandesas. Ao mesmo tempo, todos os sacos descartáveis serão eliminados do sortido nas respetivas lojas. A transição deverá estar completa até finais de 2018. Para estimular a utilização dos sacos reutilizáveis na fase de transição, o preço dos sacos descartáveis será aumentado: na Alemanha haverá uma subida de 10 cêntimos e na Holanda de 15 cêntimos. Este aumento de receitas provenientes da venda de sacos descartáveis reverterá a favor de projetos ambientais e sociais.

Conteúdos adicionais
Temas principais
Desperdício Alimentar & Resíduos

Assumimos responsabilidade pela proteção do nosso ambiente e dos seus recursos naturais. Enquanto retalhista, a redução de resíduos e o combate ao desperdício alimentar assumem para nós um papel principal.

Update 2018
Relatório de Progresso do Pacto Global das Nações Unidas (COP) 2018

O presente Relatório Intercalar 2018, ou seja, o update 2018, serve igualmente como Communication on Progress (COP)/Relatório de progresso do grupo empresarial ALDI Nord no âmbito do Global Compact das Nações Unidas.

Destaques
Holanda: a luta contra a sopa de plástico

A nível mundial, por minuto, é descarregada no mar a carga completa de um camião cheio de plástico. A Fundação holandesa Plastic Soup Foundation estabeleceu como missão pôr um termo a este fenómeno. E nós apoiamos essa missão!

Temas principais
Embalagens & Economia Circular

As embalagens são indispensáveis para garantir a segurança e a qualidade do produto. Por isso, apostamos em materiais reciclados e em sistemas reutilizáveis.

Destaques
Holanda: A alimentação saudável começa cedo

A saúde é um dos temas mais importantes na Holanda. Em destaque está, entre outros, o excesso de peso nas crianças e nos jovens. É um tema que estamos a abordar com o apoio de um parceiro forte.

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.