Passo a passo em direção a um maior bem-estar animal

Bem-estar animal – para muitos consumidores na Alemanha esta é uma questão que lhes é muito cara. O inquérito realizado para o nosso Relatório de Sustentabilidade mostra que, para os nossos clientes, o bem-estar animal é um dos temas mais importantes. No ALDI Nord trabalhamos com uma equipa empenhada no sentido de, passo a passo, alcançar verdadeiros progressos.

Tag

Na Alemanha, o Departamento de Corporate Responsability (CR) da ALDI Einkauf trabalha em diversos temas relacionados com o bem-estar animal. Uma tarefa bastante exigente, pois existem poucas questões de sustentabilidade que sejam discutidas de forma tão emotiva. Os desafios são complexos e as tarefas múltiplas. Cada dia é diferente do anterior: dialogar com fornecedores, ONGs e associações, participar em iniciativas e grupos de trabalho… E, não menos importante, uma coordenação e uma colaboração intensivas com os outros ramos da ALDI Einkauf, pois aí trabalham muitos colegas com o objetivo de fazer ainda mais progressos quanto ao bem-estar animal. Por exemplo, no Departamento de Compras, que transmite aos fornecedores as exigências que nós concebemos em conjunto. Ou ainda nos Departamentos de Marketing e de Comunicação, que respondem às questões dos media e dos clientes, desenvolvendo novas ideias para informar os nossos clientes acerca das melhorias nos nossos produtos relativamente às normas de bem-estar animal. O Departamento de Qualidade, por seu lado, está sempre à disposição para nos auxiliar com os seus conhecimentos técnicos. Não menos importante, estamos regularmente em coordenação com os colegas de outros países, de modo a partilhar experiências e aprender uns com os outros.

“Já conseguimos muito. A nossa Política de Compra de Bem-Estar Animal é uma das mais abrangentes do mercado alemão, de acordo com a Fundação Albert Schweitzer. Os nossos clientes conseguem ver os progressos diretamente nos produtos, por exemplo, graças à nossa nova marca própria relativa ao bem-estar animal “Fair & Gut” e ao selo de proteção animal da Liga Alemã para a Proteção Animal (Deutscher Tierschutzbund).“

Doutora Christina Fries-Henrich
Responsável do Departamento Corporate Responsibility (Área Sociedade/Reporting), ALDI Einkauf

Leite dos Alpes
Leite dos Alpes
Criação de leitões
Criação de leitões
Bebedouro frangos
Criação de perus

Um resumo das nossas medidas

Janeiro de 2018: uma marca própria para uma maior visibilidade

No início de 2018, introduzimos a nova marca própria “Fair & Gut” (Justo & Bom). Sob esta marca, passa a ser oferecida, na Alemanha, uma seleção de produtos de carne fresca proveniente de explorações que trabalham com métodos respeitadores do bem-estar animal. A marca própria reúne diversos selos de bem-estar animal e os seus respetivos padrões, que vão além daquilo que a lei estabelece em termos de condições para a criação de animais. “Fair & Gut” significa

  • “comércio justo”: os agricultores são apoiados nos seus investimentos para melhorar as condições em que os animais são criados.
  • “bem tratado”: o nível de bem-estar animal é melhorado para além do padrão estabelecido por lei.

De seguida, introduzimos seis produtos de carne fresca de aves sob a nova marca própria. Esses produtos cumprem os critérios do nível básico do selo “Para uma maior proteção animal” da Liga Alemã para a Proteção Animal. Isso significa: mais espaço, fardos de palha e pedras para bicar como material manipulável, acesso a um jardim interior e ração sem OGMs. O cumprimento destes requisitos é fiscalizado através de controlos regulares, realizados por organismos de certificação externos e independentes. Gradualmente, alargaremos este selo a outros artigos da nossa gama de produtos.

Logótipo Fair & Gut (Justo & Bom) Peito de frango Fair & Gut (Justo & Bom)
Final de 2017: introdução do selo da Vegan Society na nossa linha de cosméticos

Os nossos esforços relativos ao bem-estar animal estendem-se também aos produtos de cosmética: desde finais de 2017 que rotulamos, gradualmente, os nossos artigos de cosmética e de cuidados corporais vegan com o selo da Vegan Society. O primeiro artigo: o sabonete cremoso Biocura em embalagens de recarga.

Selo da Vegan SocietyImagem do produto sabonete cremoso vegan
Outubro de 2017: Couro – uma questão de bem-estar animal

Desde 2015 que somos membros do Leather Working Group (LWG). O LWG definiu como objetivo tornar mais transparentes e sustentáveis as condições nas fábricas de curtumes e nos intermediários. Com vista a uma rastreabilidade do couro mais eficaz, em 2016 juntámo-nos a um grupo de trabalho do LWG – o Animal Welfare Subgroup (AWG). O objetivo é sensibilizar todos os intervenientes na cadeia de abastecimento acerca dos aspetos mais relevantes da proteção animal.

Logótipo Leather Working Group
September 2017: bessere Tierwohlstandards mit Alpen- und Weidemilch

Em Setembro de 2017, foi introduzido numa seleção de lojas na Alemanha o “Leite Fresco dos Alpes“ da marca Meierkamp, certificado pela Liga Alemã para a Proteção Animal, e em conformidade com o nível básico do selo de Proteção Animal. Trata-se de um projeto-piloto que estamos a implementar em conjunto com o fornecedor e com a Liga Alemã para a Proteção Animal. O leite é proveniente de quintas situadas no sopé alpino e na região de Allgäu, que cumprem os nossos elevados critérios de qualidade e de bem-estar animal. Três meses mais tarde, a venda do leite certificado foi alargada a todas as lojas alemãs. Seguidamente, introduzimos no nosso sortido, em mais de metade das nossas lojas, o leite de pastagem Meierkamp. Desde 2018 que é distinguido com o nível superior do rótulo da Proteção Animal.

Leite fresco da marca Meierkamp
Agosto de 2017: Criação do “Irmão Galo“ – um projeto-piloto

“Henne & Hahn!” (Galinha & Galo!), assim se chama o projeto-piloto para a criação de pintos machos – os irmãos das galinhas poedeiras – no âmbito da produção de ovos. Desde Agosto de 2017 que levamos este projeto a cabo em parceria com um fornecedor. Normalmente, como as crias do sexo masculino não têm tanta carne como as do sexo feminino, não são mantidas após a nascença. No entanto, os ovos de “Henne & Hahn!” são provenientes de galinhas poedeiras criadas no solo e cujos “irmãos machos” foram mantidos. Ao comprar os ovos “Henne & Hahn”, os nossos clientes estão a apoiar o nosso empenho para com um maior bem-estar animal na produção de ovos. Os ovos do nosso projeto-piloto podem ser encontrados em duas sociedades regionais alemãs. Estes são reconhecíveis pela sua embalagem chamativa.

Caixa de ovos Galinha & Galo
Julho de 2017: mais objetivos para um maior bem-estar animal – a Política Nacional de Compra de Bem-Estar Animal atualizada

Uma vez por ano, atualizamos a nossa Política de Compra alemã de Bem-Estar Animal relativa ao bem-estar animal, na qual resumimos todos os nossos requisitos. Assim, adotamos regularmente novas medidas e novos objetivos. Também em 2017 estabelecemos novos objetivos, entre os quais:

  • Até finais de 2018, através de auditorias internas e externas, fiscalizaremos, com controlos aleatórios, o cumprimento dos requisitos da nossa Política de Compra de Bem-Estar Animal. Alguns desses requisitos são a exclusão da utilização de ovos de galinhas poedeiras criadas em gaiola em produtos processados, exclusão da castração de suínos, exclusão do abate de vacas prenhes assim como da depenagem de aves vivas e da alimentação forçada de gansos e patos.
  • O modo de criação das galinhas poedeiras também deve ser assinalado nos produtos que contêm ovos processados.
  • Estamos a substituir progressivamente os nossos produtos com penugem e/ou penas (por exemplo, têxteis e artigos para a cama) por mercadorias com certificação, entre eles, o “Responsible Down Standard“ (RDS), o “Global Traceable Down Standard“ (Global TDS) ou o “Downpass“.
  • No que toca aos artigos com lã de ovino, estamos igualmente a testar a possibilidade de passar para mercadorias com a norma “Responsible Wool Standard“ (RWS). Esta norma de proteção animal abrange toda a cadeia de valor dos lanifícios.

Em 2017, teve novamente lugar uma ação de formação sobre bem-estar animal dirigida aos compradores.

Julho de 2017: alargamento da lista negativa

Ao longo dos últimos anos definimos uma abrangente lista negativa. Esta exclui a compra de determinadas mercadorias que não estão de acordo com os nossos padrões de bem-estar animal. Em 2017, acrescentámos os seguintes pontos à lista:

  • Carne fresca de frango e de peru proveniente quase exclusivamente de animais que, antes do abate, foram efetivamente anestesiados com o método alternativo do dióxido de carbono mais respeitador do bem-estar animal;
  • Nenhuma carne de avestruz.
  • A exclusão da comercialização dos ovos de galinhas poedeiras com bico cortado (desde 1 de janeiro de 2018).
Março de 2017: terceiro lugar no “ranking vegan” dos supermercados

Na Alemanha, o ALDI Nord atingiu o terceiro lugar no “ranking vegan” dos supermercados, atribuído pela Fundação Albert Schweitzer. Esta classificação deve-se, principalmente, à nossa oferta alargada de produtos vegan e à marca própria “Mein Veggie Tag “.

Janeiro de 2017: critérios mais apertados na ITW
  • Somos membros fundadores da Iniciativa de Bem-Estar Animal (Initiative Tierwohl – ITW). Trata-se de uma associação na Alemanha, que junta as áreas comercial, científica e de proteção animal, bem como os criadores de aves e de suínos. Desde Janeiro de 2015 que a ITW trabalha no sentido de melhorar as condições nas criações de aves e de suínos.
  • Em 2017, o ALDI Nord na Alemanha, em conjunto com os restantes participantes, decidiu prolongar o ITW e adotar o programa que vai de 2018 até 2020. Vai ser alargado o sistema de auditorias em vigor, com as chamadas verificações físicas, realizadas anualmente e sem aviso prévio. Para além disso, a taxa adicional para o bem-estar animal vai aumentar de 4 para 6,25 cêntimos por quilo, a partir de 2018. No total, são cerca de 130 milhões de euros por ano, cerca de 45 milhões de euros a mais do que o valor atual. Mais de 520 milhões de animais beneficiam atualmente destas melhorias. No início de 2018, o número de suinicultores que participam na ITW aumentou em 70%, com mais de 4100 empresas. Em 2018, a ITW lançou, pela primeira vez, um selo de produto. Este é usado para identificar produtos à base de aves originárias de empresas da ITW e que, por isso, preenchem determinados requisitos de bem-estar animal. Participamos desde o começo: desde abril que, na Alemanha, todos os produtos de carne fresca de aves têm o novo selo.
Conteúdos adicionais
Os países ALDI Nord
Para mais diversidade verde nas prateleiras – a ALDI Polónia

Seja certificado Fairtrade ou MSC, nas lojas da ALDI Polónia os clientes encontram uma oferta cada vez maior de produtos mais sustentáveis. Todas as 124 lojas já foram amplamente modernizadas.

Temas principais
Normas sustentáveis na cadeia de abastecimento de artigos Non-Food

Assumimos responsabilidade por condições seguras e justas e o cumprimento de padrões ambientais em todas as partes onde podemos fazer valer a nossa influência formativa.

Os países ALDI Nord
Mais sustentabilidade no país dos discounters – ALDI Nord Alemanha

Tudo começou em 1913 com um negócio inicial em Essen-Schonnebeck, Alemanha. Hoje em dia, os clientes ALDI Nord tem à sua disposição 2249 lojas. Na Alemanha, uma das nossas prioridades é o aumento do bem-estar animal.

Destaques
Notavelmente justo!

Produtos do comércio justo a preços acessíveis? É isso que já oferecemos há muitos anos. Pelo nosso empenho de vários anos no comércio justo formos distinguidos pela organização TransFair.

Destaques
Do campo de algodão até à loja: a viagem de um babygro

A maioria das peças de vestuário que os nossos clientes encontram nas nossas lojas já percorreram um longo caminho. A viagem dos nossos babygros começa nos campos de algodão da Índia.

Destaques
Os juízes da fruta e dos legumes em ação

Juízes que avaliam maçãs e pepinos? Existem mesmo! Os peritos em frescos contribuem para corresponder às elevadas expectativas dos nossos clientes.

Destaques
OGMs – a nossa posição acerca de um tema controverso

Nós levamos a sério as preocupações dos nossos clientes em relação aos OGMs, excluímos a utilização de ingredientes geneticamente modificados nos nossos bens alimentares e facilitamos a orientação através de uma rotulagem transparente.

Os países ALDI Nord
Feliz e muito sustentável – a ALDI Dinamarca

Os nossos clientes dinamarqueses valorizam muito os produtos locais e amigos do ambiente. A ALDI Dinamarca introduziu, em 2017, 32 novos artigos biológicos e aumentou consideravelmente a percentagem de artigos de pescado certificado.